01/10/2015

Aidan comemora Dia do Idoso em Artur Nogueira e lança vídeo sobre abandono afetivo

Produção audiovisual dirigida pelo jornalista Edinho Baffi retrata a difícil realidade de idosos desamparados.

Um dia repleto de homenagens aos idosos marca este 1º de outubro em Artur Nogueira. A Aidan promoveu durante esta semana uma série de atividades em alusão ao Dia do Idoso. As atividades começaram na segunda-feira (28) e devem se encerrar amanhã, sexta-feira (02). Entre as ações promovidas durante a semana estiveram atividades sociais, visitas de escolas públicas, municipais e particulares do município, missa, apresentações musicais e a exibição de um vídeo reflexivo sobre abandono afetivo.

Nesta quinta-feira, o evento que teve início às 9 horas, reuniu aproximadamente 80 pessoas, entre autoridades, munícipes, residentes, colaboradores e voluntários da Aidan. Entre os presentes estavam o prefeito Celso Capato (PSD), a primeira dama Naide Capato, o padre Édson Adélio Tagliaferro, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, além de familiares dos idosos residentes da instituição.

No período da manhã uma missa foi ministrada pelo padre Édson. Foram distribuídas hóstias e entoadas músicas com temas religiosos. “Fico muito contente e satisfeito em estar participando deste evento, uma vez que a igreja tem como fundamento e missão amparar os mais necessitados”, declara.

IMG_0950 - Copia

Após a missa foi servido um café da manhã a todos os participantes do evento. Já no período da tarde os alunos das escolas Ederaldo Rossetti e Montessori realizarão uma apresentação musical e vão efetuar a entrega de materiais de higiene e limpeza arrecadados pelas unidades escolares.

O prefeito Celso Capato parabenizou o trabalho desempenhado pela Aidan. “É uma alegria poder estar aqui reunido com estas pessoas que já contribuíram muito com a cidade e com a família. Este trabalho feito pela diretoria e colaboradores da Aidan é um modelo a ser seguido, com certeza,” expõe.

Segundo Elenice Pires Luiz, assistente social da Aidan, além das comemorações homenagearem os idosos, o objetivo do evento também foi chamar a atenção da sociedade para esta causa. “O evento é feito para despertar a conscientização da população, em especial dos jovens, sobre a importância que os idosos proporcionam à sociedade,” relata.

IMG_0970 - Copia

Um dos grandes momentos da atividade foi a exibição de um vídeo que aborda a importância do idoso na sociedade e sua trajetória de vida. De acordo com o jornalista Edinho Baffi, responsável pela produção do vídeo, o material instiga as pessoas a refletirem sobre as atuais formas estabelecidas de relação familiar com os idosos, um tema muitas vezes deixado de lado, mas que afeta a muitos nogueirenses. “Enquanto jornalista tenho uma preocupação social, especialmente em temas que muitas vezes não recebem o devido interesse. A ideia foi chamar a atenção para o abandono afetivo, que é algo que não tem preço”, ressaltou Edinho.

IMG_1059 - Copia

O jornalista foi influenciado a abordar o assunto após vivenciar situações em família que o fizeram, segundo ele, enxergar com maior sensibilidade o que ocorre com os idosos. “O fato de eu ter um avô de 92 anos me aproximou muito dessa realidade, que atinge a milhões e milhões de brasileiros, que chegam a velhice e muitas vezes são esquecidos e completamente ignorados dentro de seus próprios ambientes familiares”.

O resultado do vídeo surpreendeu e emocionou a quem assistiu à cerimônia promovida pela Aidan na manhã de hoje. “Fiquei muito feliz com o resultado do vídeo. Agradeço imensamente a parceria da Aidan em ter aberto as portas para que a gente pudesse tratar de um tema tão importante para a nossa sociedade. Fomos muito bem recebidos tanto pelo presidente Osvair, quanto pela assistente social Elenice”, destacou Edinho.

Roteirizado, produzido e dirigido pelo jornalista Edinho Baffi a produção do vídeo, intitulado Sozinhos na última curva da vida, contou com o apoio do cinegrafista Nivaldo Esperança, para a captação das imagens, do produtor musical Juninho Sarpa para a trilha sonora do vídeo e narração ficou por conta do ator Celso Lauro. Todos colaboraram de forma voluntária com o projeto.

Durante a semana os idosos da Aidan também receberam a visita dos alunos das escolas Alcidia Teixeira Witaker Matteis Profa, José Amaro Rodrigues, Elyzário Del Álamo, e dos alunos do curso de serviço social da Unip de Artur Nogueira. O grupo de teatro e cultura Brincantti desenvolveu uma intervenção com os residentes da instituição e uma churrascaria do município ofereceu um almoço em cortesia aos idosos.

Confira o vídeo:


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.