26/02/2019

Agentes comunitários de Saúde em Artur Nogueira recebem acima do piso nacional

Além de salário com 7,4% acima da média, profissionais também costumam participar de ações de capacitação

Diego Faria

Os agentes comunitários de Saúde de Artur Nogueira recebem salários, atualmente, com remuneração acima do piso proposto pelo Ministério da Saúde. Um reajuste do salário dos profissionais do setor foi anunciado na última quarta-feira (20) pelo órgão nacional. Mesmo com a medida, a remuneração dos agentes nogueirenses continua acima da média nacional.

Uma publicação realizada na página do Ministério da Saúde, em uma rede social há menos de uma semana, indica que um reajuste foi feito à categoria nacional de agentes comunitários de Saúde e de agentes de combate a epidemias. A postagem especifica que o piso salarial desses profissionais está estipulado em R$ 1.250,00 mensal.

Conforme o divulgado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, salientou que o reajuste “é apenas uma forma de valorizar o trabalho dos agentes. Além disso, a pasta quer investir na capacitação de cada agentes, com o objetivo de melhorar o atendimento e os resultados da atenção básica”, especifica a postagem.

De acordo com informações da secretaria de Saúde de Artur Nogueira, por meio assessoria de Imprensa da Prefeitura, os agentes comunitários do município recebem atualmente R$ 1.350,00, mais uma cesta básica mensal. Em comparação à realidade nacional, o salário dos profissionais municipais nogueirenses da categoria está 7,4% acima da média do país.

Os agentes também costumam receber investimentos de capacitação pela secretaria de Saúde, tendo a disponibilidade de participarem de cursos e de treinamentos diversos, a fim de estarem cada vez mais adequados ao atendimento dos munícipes de Artur Nogueira.

Atualmente, 62 agentes comunitários estão em atuação na cidade de Artur Nogueira. Esses profissionais são responsáveis pelo indispensável para o trabalho de cadastramento, acompanhamento de famílias e visitas residenciais.

Através do ofício desempenhado, a Prefeitura executa a avaliação da situação dos moradores, como a identificação de crianças em abandono escolar, levantamento de pessoas em situação de dependência química e com doenças graves.

Outra função importante dos agentes comunitários de Saúde em Artur Nogueira é a realização de palestras que buscam prevenir a proliferação de casos de dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela, promovendo o trabalho de intersetorial e o elo entre o munícipe e os demais profissionais de saúde do município.

.…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.