31/10/2019

Aean promove evento sobre metodologia inovadora

Atividade foi apresentada por engenheiros especialistas no método BIM - Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção 

Informe publicitário

Como tudo nesta vida, a Engenharia Civil também passa por profundas transformações. Um dos principais pilares desta mudança é um método que tem possibilitado a integração inteligente e amigável entre os mais diversos profissionais que atuam numa construção. Do pedreiro ao proprietário, passando pelo arquiteto e o engenheiro, todos precisam estabelecer uma sintonia para garantir que tudo ocorra conforme o esperado. O Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, mais conhecido como BIM, tem permitido a estes profissionais integrar todas estas informações e distribui-las de maneira funcional.

Diante deste cenário, a Associação de Arquitetos, Engenheiros e Agrônomos de Artur Nogueira (Aean), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), promoveu uma atividade com os engenheiros Lucas Serrano Girotto e Alexandre Caramaschi Florêncio, ambos especialistas em BIM. Os profissionais apresentaram a alunos do curso de Engenharia do Unasp, campus Engenheiro Coelho, na última terça (29) uma série de informações e possibilidades de implementação deste modelo de gestão, considerado hoje referência na construção civil.

Para Girotto, doutor em Engenharia Civil pela UFRGS e um dos palestrantes da noite, é de vital importância trazer este tipo de informação para os alunos, especialmente, um tema como o BIM, que está totalmente em alta hoje. De acordo com o especialista, “tanto o Crea quanto o MEC estão muito preocupados com a formação destes jovens, sobre o que estão aprendendo e qual a qualidade disso. E estas palestras vem sempre complementar cada passo dentro da universidade”.

O outro especialista em BIM a se apresentar, Caramaschi, enalteceu as entidades organizadoras do evento por colaborarem com a disseminação deste tipo de conteúdo. “Parabenizo o Unasp, o Crea e a Aean por incentivarem este tipo de atividade dentro das universidades. É de suma importância colocar este tipo de material do futuro nas mãos dos estudantes para que eles saiam cada vez mais preparados para este tipo de trabalho”, salienta Caramaschi.

Crea-SP

Durante o início do evento, Marcelo Paes Maciel, chefe de unidades do Crea-SP em Campinas, destacou a necessidade de o estudante obter o registro no conselho para garantir a prática da profissão. “Nosso objetivo aqui foi trazer o que é o Crea para o aluno e mostrar nossa missão: proteger a sociedade, garantindo que quem faz engenharia tem que ser profissional”. Na ocasião, Maciel destacou ações realizadas pelo Crea, em especial as fiscalizações sistemáticas promovidas pelo conselho.

Marcelo Paes Maciel, chefe de unidades do Crea-SP em Campinas


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.