05/08/2020

Ações da Secretaria de Saúde de Artur Nogueira durante pandemia são alvos de requerimento

Davi da Rádio disse, durante sessão na Câmara, que não há transparência na aplicação dos recursos da Saúde

Da redação

O vereador Davi da Rádio (PSDB) apresentou, durante a sessão da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda-feira (3), um requerimento solicitando informações das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

“A grande maioria de vocês sabe que eu não fui recebido pela Secretária de Saúde quando estive in loco para fiscalizar os recursos que Artur Nogueira vem recebendo ao combate do novo coronavírus, e nós sabemos que não é pouco”, iniciou o edil.

Davi disse que o município recebeu recursos por meio de emenda parlamentar e do próprio Governo Federal, e que como vereador, tem o dever de saber onde está sendo investido o dinheiro. “É dinheiro público, é dinheiro pago por cada cidadão, seja recurso do Governo Federal, Estadual ou investimento municipal, de onde seja a fonte, é dinheiro público, tem que haver uma transparência e a Secretária simplesmente fugiu, viu que eu estava lá, não desceu do carro pra me atender”, comentou Davi, ao citar que esteve no Secretaria de Saúde para colher informações, mas que não foi recebido pela chefe da pasta.

Em seu discurso na Tribuna da Câmara, ele disse que foi de surpresa a uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, mas que não conseguiu informações documentais. “Nem a secretária de Saúde e nem o presidente do Conselho estavam, foram representados por outros membros que falaram das ações, mas não apresentaram nenhum documento. Quando a dona Vilma [Sia] era presidente [do Conselho], ela trazia detalhadamente, e centavo por centavo do que foi investido na área da Saúde”, citou o edil.

Diante da falta de documentos, Davi decidiu apresentar o requerimento para que a Prefeitura comprove, por meio de documentos, as ações tomadas em meio a pandemia. “Eu quero saber quais são os investimentos do Governo Federal, Estadual e recursos próprios. Como vereador, eu tenho a obrigação de trazer para a sociedade as informações transparentes de que maneira o dinheiro público vem sendo investido e quais as ações que estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Poder Executivo em relação a isso”, relatou Davi em entrevista.

No Requerimento 034/2020, Davi solicita que a Prefeitura apresente, com documentos, a quantidade de testes disponíveis na rede pública para a população e de como estes testes foram adquiridos, com recursos próprios ou não. O parlamentar também questiona quais os testes disponíveis na rede municipal e como eles vem sendo utilizados.

Ele ainda quer saber quais os cuidados que a Secretaria tem tomado no cuidado com todos os profissionais da Saúde, que estão na linha de frente. “Segundo o Conselho de Saúde, não houve necessidade de investimento de recurso próprio no combate ao novo coronavírus, ou seja, a Prefeitura não está tirando do tesouro, então imagina a quantidade de recurso que está vindo, mas quanto é, eu não sei. O senhor sabe, Zé Pedro? O senhor sabe vereador Lucas Sia, qual o valor Artur Nogueira recebeu até hoje?”, questionou o parlamentar.

E criticou. “Não há transparência nessa administração e se não há transparência, há interesses por trás e eu gostaria de saber quais”, finalizou. O documento foi aprovado por unanimidade e encaminhado para a Prefeitura que tem um prazo previsto em lei para respondê-lo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.