22/11/2021

Ação de conscientização sobre a Síndrome de Digeorge é realiza em Artur Nogueira

Palestra aconteceu no Espaço Mãe e Filho

Da redação

A secretaria de Saúde de Artur Nogueira realizou na manhã desta segunda-feira (22), uma ação de conscientização sobre a Síndrome de DiGeorge, uma doença rara ocasionada por um distúrbio cromossômico. O evento acontece após a prefeitura sancionar um projeto de lei, de autoria da vereadora Zezé da Saúde (PTB) que instituiu no calendário oficial do município, o dia da Conscientização e Enfrentamento à Síndrome de Digeorge, celebrado anualmente em 22 de novembro.

A programação foi realizada no Espaço Mãe e Filho e contou com uma palestra que apresentou a experiência de Marcela Santos, mãe de uma criança portadora da síndrome.

De acordo coma vereadora Zezé, o objetivo da ação foi de conscientizar pais ou responsáveis por crianças. “A maneira de você conscientizar é divulgando. Escolhemos o Espaço Mãe e Filho, porque hoje é dia de pediatria. Assim, o programa abrangeu um grande número de mães”, destacou a parlamentar.

Entenda a Lei

O PL do Dia da Conscientização e Enfrentamento à Síndrome de Digeorge entrou em vigor em 16 de agosto deste ano. Nele estão previstas que a data deve contar com atividades para o combate da doença, como palestras e outros eventos voltados sobre o assunto.

A sugestão veio de Marcela, que procurou a vereadora Zezé da Saúde. Desse modo, a PL foi apresentada para Câmara Municipal, tendo aprovação unânime dos parlamentares.  “Quando o Projeto foi sancionado, eu e o Prefeito fomos à casa da Marcela com o papel da confirmação do Projeto de Lei”, relembra a parlamentar.

A síndrome 

A Síndrome de DiGeorge é uma desordem congênita rara que afeta o desenvolvimento do timo, glândula paratireoides e parte do arco aórtico. Ela é originada por mutação em um gene ou em um grupo de genes adjacentes no cromossomo 22 (22q11). São muitas as características da síndrome. Entre elas:

  • Orelhas implantadas mais abaixo do que o normal;
  • Boca pequena;
  • Fenda palatina;
  • Ausência do timo e das paratireoides;
  • Anomalias cardíacas;
  • Atraso mental;
  • Déficit de crescimento;
  • Convulsões;
  • Cianose;
  • Problemas de aprendizagem;
  • Problemas cognitivos e comportamentais.

Veja também

Artur Nogueira terá o Dia da Conscientização e Enfrentamento a Síndrome de Digeorge

Prefeito sanciona lei de Conscientização e Enfrentamento à Síndrome de Digeorge em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.