20/08/2013

Abertas inscrições para conselheiros tutelares de Artur Nogueira

Processo eleitoral definirá cinco membros para o Conselho Tutelar

Rafaela Martins

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Artur Nogueira (COMDICAN) iniciou neste mês o processo eleitoral para a escolha e preenchimento de cinco vagas de conselheiros tutelares para o município. O cargo de conselheiro tutelar terá subsídio equivalente a R$ 1.235,04 se referindo ao regime de plantão em horário de expediente e regime de plantão noturno e de fim de semana.

Os interessados em se candidatar devem fazer as inscrições até o dia 4 de setembro. O procedimento passará por três fases, sendo uma a análise de dados para a ocupação do cargo, prova de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, por fim, uma eleição onde a população escolherá os melhores candidatos para exercer o cargo.

A primeira etapa será acompanhada pela Comissão Eleitoral formada por conselheiros e presidente do COMDICAN, onde será analisado os requisitos obrigatórios para preencher a vaga e seus documentos de comprovação. O candidato deve apresentar idoneidade moral, idade superior a 21 anos, moradia fixa a mais de um ano em Artur Nogueira, estar em dia com seus direitos políticos e não estar exercendo cargo político.

Para que os requisitos sejam comprovados, a comissão pede a certidão de antecedentes criminais, documento de identidade com foto, comprovante de residência em nome do candidato e/ou em nome do esposo(a), pai ou mãe, comprovante de votação da última eleição ou certidão emitida pelo Cartório Eleitoral e uma certidão com reconhecimento de firma comprovando a não ocupação de cargos políticos.

Para que o candidato seja aprovado para a segunda fase, os documentos devem estar em ordem, sendo assim o nome constará na lista que será publicada no dia 6 de setembro, na sede do Conselho Tutelar e no site oficial do município www.arturnogueira.sp.gov.br.

A prova acontecerá no dia 22 de setembro, quando os candidatos responderão 30 questões objetivas envolvendo conhecimento gerais do ECA, referentes à lei municipal e Políticas Públicas. O candidato terá que acertar 50% da prova para participar das eleições que será realizada no dia 1º de dezembro, das 9 horas às 16 horas, na Emef Francisco Cardona, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, s/n, no centro de Artur Nogueira.

A votação é popular e não obrigatória, sendo disponível a participação daqueles que tiverem título de eleitor e interesse no plebiscito. O atual conselheiro Tutelar Luiz Augusto Rossi argumenta sobre o papel do candidato. “O próprio candidato tem que conquistar eleitores, por que não é uma eleição obrigatória, e por isso ele tem que batalhar”, explica Rossi.

Segundo a conselheira do COMDICAN, Maria Laurentina, nesse dia, assim como em uma eleição para prefeito e vereador, a população deve votar consciente. “Escolher a pessoa mais adequada ao cargo. Não ir pelo lado do conhecido e sim pela competência e capacidade de cada um. Espero que sejam eleitos, realmente, os que possam trabalhar”, acredita Laurentina.

A escolha consciente se deve à importância que se tem no cargo exercido, já que o Conselho Tutelar chega a fazer quase 700 atendimentos, encaminhamentos e aconselhamentos à família, crianças e adolescentes. Luiz Rossi também acredita que o cargo deve ser preenchido por pessoas qualificadas. “A importância é baseada nesse conhecimento que nós passamos. Nós conseguimos modificar vidas aqui” conta Rossi.

Segundo o artigo 101 do ECA, o papel do conselheiro se resume em encaminhamento aos pais ou responsáveis, orientação, apoio e acompanhamento, requisição de tratamento médico, inclusão em programas comunitários de apoio, entre outros.

A presidente do COMDICAN, Andreia Letícia Fernandes, acrescenta que todo o processo de escolha e fiscalização será obstinado aos representantes do Ministério Público do Fórum Distrital de Artur Nogueira.

O edital de publicação com os nomes dos conselheiros tutelares de Artur Nogueira será publicado no dia 7 de outubro, na sede do Conselho Tutelar, bem como no site da Prefeitura. As inscrições estarão abertas até o dia 4 de setembro e podem ser feitas na sede do Conselho Tutelar, na Rua Santo Antônio, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no centro de Artur Nogueira.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.