16/05/2014

“A população só dá atenção à segurança quando é diretamente afetada”, diz presidente do Conseg de Artur Nogueira

Para Adonai Brum, nos tornamos vítimas da criminalidade ao negligenciarmos o tema da segurança pública

Norton Rocha

Em entrevista a reportagem do Portal Nogueirense, o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Artur Nogueira (Conseg), Adonai Brum, se mostrou preocupado com a baixa adesão dos nogueirenses nas discussões do Conselho e diz que, apesar do grande interesse das pessoas sobre o tema, dificilmente elas tomam iniciativas no sentido da busca pela transformação da realidade em que vivem.

Segundo Adonai, “todos têm a oportunidade de estar frente a frente com os responsáveis pela segurança no município, mas poucos deixam suas casas para, uma vez por mês, participarem efetivamente na solução dos problemas do seu bairro, da sua rua, ou, sequer, dos seus próprios interesses”, desabafa.

adonai 2

Entre as regiões de Artur Nogueira onde os índices de criminalidade são mais elevados, o Parque dos Trabalhadores e o bairro Planalto I lideram o ranking. Só nos primeiros 4 meses deste ano já foram registradas aproximadamente 30 ocorrências em cada um destes dois bairros. Já a região Centro dispara com mais de 80 ocorrências, apenas nestes primeiros 5 meses do ano – de acordo com dados divulgados pela Guarda Municipal. Para Adonai o aumento da violência em Artur Nogueira, entre diversas questões, também “é fruto do próprio crescimento econômico e populacional da cidade, notadamente nos últimos 3 anos”.

No entanto, outros fatores devem ser levados em consideração. O comportamento das pessoas no cotidiano pode revelar muito de si e, com isto, despertar a atenção de criminosos, acredita Adonai. “Pensamos que nunca seremos vítimas da criminalidade, até acontecer conosco. Vacilamos ao não adotar atitudes simples, como, observar os arredores da casa antes de entrar, manter uma comunicação mais efetiva com seus vizinhos adotando algo como a ‘vizinhança solidária’, uso do apito, telefones de conhecimento de todos”, sugere o presidente.

O Conseg promove reuniões públicas todos os meses em Artur Nogueira. O próximo encontro está agendado para acontecer na Câmara Municipal no dia 26 de maio, às 19 horas. Toda a população é convidada a participar. “As reuniões são abertas à comunidade e acontecem uma vez por mês. Nelas são discutidos itens previamente definidos em pauta e também propostas colocadas na reunião que sejam de interesse da comunidade, dos visitantes ou de qualquer membro presente”, afirma Adonai.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.