15/08/2018

80 mil abelhas de colecionador morrem em Artur Nogueira

Suspeita é de que pulverização de agrotóxicos na região teriam causado as mortes  

Da redação 

Quem conhece Artur Nogueira provavelmente já ouviu falar de Hermelindo Sandri. O aposentado já foi, inclusive, tema de uma reportagem do Portal Nogueirense onde relatava sua paixão por abelhas. Na época, ele criava mais de 100 mil insetos no quintal da casa dele, no Jardim Rezek.

O problema é que seu meliponário (nome correto para o ‘apiário’ de abelhas sem ferrão) sofreu uma terrível baixa nos últimos dias. Das 100 mil, 80 mil abelhas morreram – assim, da noite para o dia. “É uma tristeza. Faz 77 anos que mexo com abelhas e nunca vi nada parecido”, relata com o tom de voz magoado.

O motivo? Ele mesmo explica. “Isso é resultado da pulverização de agrotóxicos aqui na região. Algumas abelhas chegam a voar num raioaté 3km”, revela.

Sandri, que tem 85 anos, defende uma teoria. “As abelhas que voam mais longe provavelmente tentaram polinizar alguma plantação de girassóis ou de milho. Assim, foram contaminadas e acabaram morrendo, além de trazer o veneno para as colmeias”, conta.

Mesmo com a morte de 80 mil abelhas, Hermelindo afirma que não pretende repor os insetos. “Já estou muito velho. A minha parte eu fiz, agora vou continuar apenas com as que restaram”.

Hermelindo Sandri iniciou sua jornada na criação de abelhas ainda criança, e demonstra muito carinho pelos insetos que cria na residência dele. O colecionador está tão acostumado com as abelhas que já sabe distinguir alguns tipos apenas pelo som produzido pelas asas do inseto. Mas ele fala que para chegar a esse ponto é preciso muito empenho e acima de tudo muito gosto pelo o que se faz. Como não teve cursos na área, os nomes que sabe são de origem indígena, pois seu meliponário começou em uma fazenda e os moradores próximos lhe ensinavam.

A coleção de abelhas do nogueirense é aberta a quem tiver interesse. Ele não cobra nada pelas visitas. Apenas pede que os interessados façam um agendamento com antecedência.

Leia mais

Morador de Artur Nogueira cria mais de 100 mil abelhas em casa

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.