02/08/2013

Homenagem a Ederaldo Rossetti marca lançamento da Casa da Memória

Evento aconteceu ontem à noite em Artur Nogueira

IMG_0812

Alex Bússulo

O lançamento do Projeto Casa da Memória de Artur Nogueira realizado na noite de quinta-feira (1) contou com uma emocionante homenagem ao ex-prefeito Ederaldo Rossetti. O evento aconteceu na Réplica da Estação Ferroviária de Arthur Nogueira, no centro, e contou com a participação de aproximadamente cinquenta pessoas, entre autoridades municipais, familiares do ex-prefeito e amantes da história e cultura do município.

O projeto nasceu da união dos grupos Fotos Antigas, Fotos Históricas e Os mais belos vestidos de noiva da Ica. A proposta desta parceria é criar um único grupo que se mobilize para colher material, definir diretrizes, promover a interação do passado com o presente e, em um futuro próximo, conseguir um espaço físico que abrigue a história do município, através de imagens, áudio e documentos.

Os organizadores da Casa da Memória ficaram otimistas com o pontapé inicial do projeto. “O lançamento da Casa da Memória foi fantasmático. Todos aprovaram. Agora, queremos buscar mais apoio da própria população para que tenhamos mais fotos e vídeos da história de nossa cidade. Vamos entrevistar pessoas antigas da cidade, que nasceram antes da emancipação, pessoas dispostas a cooperar e resgatar a história de Artur Nogueira”, afirma um dos idealizadores do projeto, Geso Franco de Oliveira.

IMG_0767

Após os pronunciamentos das autoridades, um vídeo contendo imagens de Ederaldo Rossetti foi exibido. Por alguns minutos, todos puderam relembrar discursos, polêmicas e situações que marcaram o mandato do ex-prefeito, que faleceu há 20 anos. “Achei lindo. Não esperava por essa homenagem. Me emocionei por vários momentos. Quero agradecer a todos os organizadores pelo evento. O Ederaldo adorava o que fazia e com certeza marcou e fez história em Artur Nogueira”, afirma a viúva de Ederaldo, Maria Antônia de Camargo Rossetti.

IMG_0829

O filho do ex-prefeito também esteve presente. “Eu tinha seis anos quando meu pai faleceu. Era muito pequeno, mas consigo me lembrar do jeito simples dele. Sempre foi um homem muito presente na família e na vida do povo nogueirense. Ele faz muita falta”, afirma Humberto Rossetti Neto.

Além de primo, o atual prefeito Celso Capato também foi vereador e líder do governo de Ederaldo. Em discurso, Capato destacou a importância do ex-prefeito para a cidade ‘Berço da Amizade’. “Ele tinha uma proposta de trabalho para a cidade. Ele via que a cidade estava parada no tempo e queria alavancar o crescimento da cidade, com geração de emprego e renda, melhorar a qualidade e distribuição da água. Tudo o que ele fazia e idealizava era com recurso da prefeitura, sempre buscando economizar o recurso público. Fez a represa que até hoje abastece a cidade, fez o último projeto habitacional grande da cidade, fez o Caic, abriu várias ruas e avenidas que interligam a cidade. Ele foi um marco para a cidade avançar”, afirma Capato.

IMG_0867

O próximo encontro da Casa da Memória está programado para ocorrer no dia 15 de agosto na própria Réplica da Estação. O convite é aberto a toda a população nogueirense.

IMG_0876

Clique aqui e veja alguns vídeos do ex-prefeito Ederaldo Rossetti


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.