12/12/2018

5 coisas que você deve saber antes de criar o seu site

O site atua como uma vitrine do seu negócio

Informe publicitário

Ter um site já não é mais uma alternativa para um empreendedor obter destaque. Na verdade, ter um site é uma necessidade, ainda mais no atual momento, em que a presença digital se tornou um detalhe fundamental para o sucesso de um negócio.

As vantagens que um site oferece são evidentes. Ele atua como uma vitrine do seu negócio e graças a ele, as pessoas podem encontrar e entrar em contato com o seu empreendimento a qualquer momento.

Além disso, como a internet é uma rede de acesso mundial, pessoas das mais variadas regiões do seu país (e também de outros) podem conhecer a sua empresa.

Essa vasta abrangência de público é um fator importante para você adotar estratégias e ampliar o seu número de clientes.

 

Aspectos importantes para a criação de um site

Se você sabe o quanto um site é relevante , é preciso conhecer também alguns detalhes que devem ser levados em consideração antes de criar o site.

Por isso, fique atento para esses 5 importantes aspectos que são fundamentais para você tornar o seu site uma realidade.

 

1 – Os objetivos do seu site

Qual é o tipo do seu negócio na internet? Essa é uma pergunta básica para você criar um site que atenda às suas expectativas e principalmente dos seus clientes. É por isso que entender perfeitamente a natureza do seu projeto auxilia muito.

Se o seu site tem o objetivo de ser uma porta de entrada na internet para os clientes conhecerem a sua empresa, o mais adequado, nesse caso, é que o seu site tenha um perfil institucional.

Ou seja, o seu site deverá trazer aquelas informações pertinentes a qualquer negócio, tais como “Quem somos”, “missão”, “os valores” e, principalmente, contato.

Caso o seu empreendimento seja uma loja online, é importante que o seu site seja construído por meio de plataformas adequadas para isso.

Por outro lado, se for um site pessoal destinado a abordar algum assunto que você domine e aprecie, é interessante que esse espaço seja um blog.

Dessa maneira você poderá efetuar postagens de forma constante, trazendo novos conteúdos diariamente ou a cada semana.

 

2 – A plataforma certa

Sabendo qual é o tipo do seu projeto e o formato de site que mais se adapta a ele, é importante optar pela plataforma mais adequada.

Uma das vantagens é que atualmente não é preciso possuir conhecimentos aprofundados em códigos e linguagens de programação.

Existem plataformas à disposição (gratuitas ou pagas) voltadas para os mais diversos projetos na web.

Alguns exemplos disso são os construtores de sites, tais como o Wix e o Webnode. Eles são intuitivos e possibilitam que o seu site seja criado em questão de minutos.

Por outro lado, há também plataformas CMS’s bastante conhecidas. Uma delas é o WordPress, que também é intuitiva, apresenta vários templates e é ideal para diferentes tipos de projetos.

O WordPress é apto tanto para sites institucionais quanto para blogs. Além disso, se o seu negócio é uma loja online, essa plataforma também apresenta plug-ins e recursos destinados especialmente para isso.

Além do WordPress, há também o Drupal e o Joomla! Ambas apresentam alguns recursos semelhantes ao WordPress e contam com inúmeros recursos.

É importante também destacar que, independente do seu tipo de site, é fundamental que ele contenha design responsivo. Dessa maneira ele pode ser acessado em qualquer dispositivo.

3 – Hospedagem e registro de domínio

O domínio é o endereço do seu site, pois é digitando o seu domínio que as pessoas irão acessar e entrar em contato com o seu negócio.

É importante pensar no registro de domínio, pois ter um domínio próprio confere mais exclusividade e credibilidade para o seu negócio.

Já a hospedagem de site é o serviço que vai assegurar o suporte técnico e a segurança que o seu site necessita. Além disso, um bom serviço de web hosting traz alguns detalhes técnicos importantes.

Entre eles estão contas de e-mail, armazenamento e espaço em disco. No caso de lojas online, uma boa hospedagem de site oferece para você o certificado SSL.

Empresas como a Hostinger trazem vários benefícios quando o assunto é web hosting.

 

4 – Divulgação

Com uma boa plataforma e um serviço de hospedagem de site de qualidade, é necessário pensar em como você vai divulgar o seu site.

Nesse aspecto, existem alternativas interessantes, tais como e-mail marketing e também a utilização das redes sociais.

 

5 – Técnicas de SEO

Antes de criar o seu site, pense em como você vai conseguir posicioná-lo bem nas páginas de resultado. Nesse caso entram em cena as técnicas de SEO.

Utilizar em seu site ou blog palavras-chaves que se encaixam no contexto do seu projeto é apenas uma das técnicas de SEO.

 

Conclusão

Entre tantos sites que são criados e existem atualmente, é essencial que o seu tenha destaque e alguns diferenciais.

Por isso, antes de criar o seu site, tenha em mente esses 5 pontos. No futuro você vai ver o quanto eles são importantes.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.