28/10/2018

2º turno das eleições em Artur Nogueira ocorre com filas menores

Redução no quadro de candidatos, menor número de dígitos no ato da votação e disponibilidade de eleitores contribuem para redução de filas

Da redação

A votação do 2º turno das Eleições 2018 deste domingo (28), em Artur Nogueira, segue tranquila e sem grandes aglomerações nas unidades escolares utilizadas como locais de voto no município. Com a redução das filas, os eleitores têm a oportunidade de exercer o direito/dever ao voto com mais agilidade durante todo o dia.

Conforme apurado pelo Portal Nogueirense, os colégios onde ocorrem as votações no município permanecem sem grandes filas para os eleitores. A redução no quadro de candidatos a concorrerem às eleições e o menor número de dígitos no ato do voto, são alguns dos fatores que colaboram para que o movimento nos corredores das seções eleitorais seja menor, resultando no atendimento mais rápido aos munícipes.

“O número de eleitores é o mesmo do que no 1º turno, mas a disponibilidade das pessoas também influencia, porque muitos eleitores deixam para vir votar no período da tarde, isso também colabora para a redução das filas”, afirma Ismael Trevisan, mesário eleitoral há quatro anos em Artur Nogueira.

A eleitora Rosane Maria Monteiro considera positiva a redução das filas e no movimento de pessoas nos locais de votação neste domingo (28), dia de 2º turno eleitoral. “Hoje está sendo mais rápido as votações, quando vim votar no 1º turno neste mesmo horário, haviam muitas filas, assim fica bem melhor”, observa a munícipe. O movimento reduzido de filas no município deve continuar ao longo do dia.

Além da redução das filas, outro ponto também foi perceptível nas unidades escolares abertas para as votações em Artur Nogueira: não haviam “santinhos” espalhados pelas ruas, o que beneficia a limpeza da cidade. Conforme o Art. 39 da Lei Eleitoral 9504/97, “a realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado”, se caracteriza como crime, resultando em “detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e/ou multa no valor de R$ 5 a R$ 15 mil”.

De todas as escolas abertas para votações no município, o Portal Nogueirense apurou que em apenas uma delas ocorreu problema de urna. Uma das urnas instaladas na Escola Estadual Prof. Armando Falcone, no Jardim Planalto, apresentou problema de funcionamento e foi cancelada para as votações em uma das seções, mas o atendimento na unidade escolar prosseguiu normalmente aos eleitores.

As votações continuam a ocorrer até às 17 horas deste domingo (28). Os eleitores devem comparecer aos locais de votação munidos de Título de Eleitor e de um documento com foto.

Leia mais

Eleitor é detido ao tentar filmar próprio voto em Artur Nogueira

34 mil nogueirenses voltam às urnas neste domingo

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.