23/08/2016

24% dos candidatos a vereador em Artur Nogueira não completaram Ensino Fundamental

Dos 168 candidatos, 29 possuem Ensino Superior.

Rui do Amaral

Com o início da corrida eleitoral em Artur Nogueira, é hora de conhecer, mais do que nunca, os candidatos que pretendem representar a população nos próximos quatro anos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Estado de São Paulo, 168 candidatos disputarão as 12 cadeiras da Câmara Municipal do município ‘Berço da Amizade’. É comum, nesta época, se deparar com alguns nomes de candidatos um tanto curiosos. No entanto, mais importante do que os apelidos incomuns, é a capacidade e competência que os aspirantes a vereador podem desempenhar se forem eleitos.

Um dos mais simples métodos disponíveis para se analisar a instrução de quem quer seu precioso voto é a pesquisa. No próprio site do TSE é possível conferir quais candidatos não completaram o Ensino Fundamental, por exemplo. Para poupar seu trabalho, o Portal Nogueirense foi conferir o grau de instrução de cada candidato a vereador nas eleições municipais de Artur Nogueira em 2016.

capa - Cópia-1471631030

De todos os 168 candidatos, 29 possuem Ensino Superior, o que representa 17,2%. Dos outros 139, que representam 82,8% do montante de candidatos, 68 concluíram o Ensino Médio e 31 o Fundamental. Os outros 40 candidatos, que somam 24% do total, não concluíram o Ensino Fundamental.

De acordo com o cientista político da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) Marcelo Santos, a falta de instrução pode afetar sim a qualidade do trabalho desempenhado pelos vereadores. “Afeta sim, mas esta falta de escolaridade não é algo específico de município pequeno, já que o fenômeno também aparece em cidades maiores. Isso reflete a baixa qualidade cultural e intelectual do brasileiro em geral”, aponta. Para Marcelo, a população tem grande responsabilidade em conhecer seus candidatos. “Claro que, para fazer política, é necessário ter instrução e preparo não só o governante, mas também o governado. Qualidade de debate, conhecimento das implicações que a política exige, tudo isso é fundamental para a democracia aumentar e a sociedade receber de seus representantes um governo limpo e competente”.

O cientista reforça que a população tem capacidade de exigir melhores condições intelectuais de seus governantes. “O fato de muitos candidatos não terem instrução pode significar que eles não possuem um grande conhecimento do tema e de política em si. É de responsabilidade dos eleitores fazer esta fiscalização e cobrança”, completa.

Veja também:

Conheça os candidatos a vereador de Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.