25/12/2017

11 provas de que o Natal acontece todos os dias em Artur Nogueira

Relembre ações que fizeram a diferença em 2017 e comprovam que a solidariedade em Artur Nogueira acontece o ano todo

Da redação

Hoje é segunda-feira, dia 25 de dezembro de 2017. Ou seja, é Natal! Uma data em que o espírito solidário floresce nas pessoas. Mas, em Artur Nogueira, a solidariedade acontece todos os dias. Em 2017, muitos nogueirenses arregaçaram as mangas e dedicaram tempo e talento em prol daqueles que mais precisavam.

A seguir, você vai relembrar 11 ações que comprovam que, além da Amizade, nosso município também é o Berço da Solidariedade. Confira:

CAMPANHA DO AGASALHO

campanhadoagasalho (19)-1496868479

A campanha do agasalho arrecadou 20 toneladas de roupas em junho deste ano em Artur Nogueira. Vários caminhões e carros ficaram lotados de roupas, calçados e cobertores. O evento foi organizado pelo grupo Liberdade Motoclube, em parceria com os motociclistas da cidade, além da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade. O material foi entregue às famílias carentes do município.


EMPRESÁRIO ASSUME ALUGUEL DA IEFAN

Iefan capap-1495823670

O empresário Jair Corrêa assumiu, em maio, os custos do aluguel da nova sede da Instituição Evangélica Filadélfia de Artur Nogueira (Iefan – Vó Nair). Ele se sentiu sensibilizado após ler a reportagem do Portal Nogueirense a respeito das doações para iniciar as operações e pagar o aluguel da nova unidade em Artur Nogueira. O novo prédio da entidade funciona no Jardim Carolina e atende crianças e adolescentes que moram no bairro Itamaraty, Minha Casa Minha Vida e também do próprio Jardim Carolina.


POLICIAIS SOLIDÁRIOS

Em setembro, agentes da Polícia Municipal de Artur Nogueira foram além do estamos acostumados a ver eles fazendo: o policiais atenderam a necessidade da família de um morador do município. Eles doaram uma cesta básica, entre outros itens, para o munícipe, que estava desempregado e enfrentando dificuldade financeira. A ação ocorreu durante o atendimento de uma ocorrência.


APAE

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Artur Nogueira completou 31 anos de atividade em 2017, mas não sem enfrentar sérias dificuldades. Com 170 alunos matriculados e 30 funcionários – sem contar os voluntários – a entidade tem lutado todos os dias para fechar as contas mensais no azul. O Portal Nogueirense conversou com Flávio de Almeida, diretor administrativo da associação, que explicou os principais desafios e vitórias da Apae nogueirense em 2017.

A entidade foi homenageada no Prêmio Nogueirenses do Ano 2017.


TODO MÊS É ROSA

Em outubro, a esteticista Darthini Lopes, em parceria com empresários da cidade, realizou uma ação social no Espaço 203. Chamada de “Todo mês é rosa”, a programação contou com diversas palestras e depoimentos, a fim de conscientizar a respeito do Câncer de Mama e mostrar o papel da sociedade em benefício das mulheres que lutam com a doença. A iniciativa que teve grande repercussão na cidade e rendeu uma homenagem à idealizadora.


AJUDA PARA RAFAEL

O jovem Rafael Ferreira Moreno ficou paraplégico em outubro após ser alvejado no Bairro Itamaraty. Sua nova condição física exigiu grandes mudanças na vida dele e de seus familiares, que passaram a depender de muitas doações para poderem seguir adiante. Felizmente, após o Portal Nogueirense escrever uma matéria explicando a situação da família, os moradores da cidade se mobilizaram para ajudar Rafael. Além de conseguir diversos tipos de materiais de higiene e cuidados especiais, o jovem ganhou até a construção de um banheiro adaptado, anexo ao seu quarto – com materiais e mão de obra gratuitos.


ATENDIMENTO GRATUITO PARA ANIMAIS

Em novembro, foi realizada a campanha “Veterinário Solidário“. O projeto foi incentivado pelos vereadores de Artur Nogueira, Lucas Sia (PSD) e Davi da Rádio (DEM), com realização do Instituto de Proteção Animal e Meio Ambiente Cães e Gatos (Inpama – CG). A movimentação aconteceu num domingo, ao lado da Feira Livre, onde veterinários ofereceram consultas gratuitas para cães e gatos, além de vermifugação e atendimentos de urgência e emergência.


LACRES PARA O HOSPITAL DO CÂNCER

A Escola Municipal Aparecida Dias dos Santos realizou em novembro um grande evento para encerrar os projetos anuais desenvolvidos na unidade. O ponto alto da programação foi a apresentação do resultado de uma campanha que irá beneficiar o Hospital do Câncer de Barretos. Mais de 82 kg de lacres de latinhas de alumínio foram arrecadados. Os itens foram encaminhados a uma ONG pela empresária Andrea Capatto e revertidos em dinheiro para o hospital.


CAMINHADA PASSOS QUE SALVAM

A terceira edição da Caminhada Passos que Salvam ocorreu também em novembro em Artur Nogueira e reuniu mais de 800 pessoas. Realizada em mais de 300 cidade de todo o país, a campanha, assim como a de arrecadação de lacres, tem por objetivo apoiar o trabalho do Hospital do Câncer de Barretos (SP), que atende especialmente crianças que lutam contra a doença.


PROJETO RETRETA

Criado para oferecer aulas gratuitas de música, especialmente a crianças e adolescentes de Artur Nogueira, o Projeto Retreta é uma das grandes inspirações do município “Berço da Amizade”. Neste ano, além de diversos concertos na cidade e fora dela, os alunos do projeto promoveram novamente a campanha Mutirão de Natal, ao realizarem apresentações no Supermercado Buona Gente. O objetivo foi fomentar a solidariedade das pessoas que passavam pelo local e arrecadar alimentos para famílias carentes. A expectativa para o próximo ano é que mais de mil pessoas participem do Retreta.


LIVROS PARA O PIAUÍ

A comunidade de Agricolândia, no oeste do Piauí, será beneficiada pelas doações de livros de moradores de Artur Nogueira. Isso porque a arrecadação organizada pela Academia Nogueirense de Letras (ANL) obteve bons resultados, juntando mais de três mil exemplares que serão doados ao município nordestino. Ao se somar as doações de Holambra (SP) e Engenheiro Coelho (SP), a arrecadação rendeu mais de quatro mil exemplares para compor a tão sonhada biblioteca de Agricolândia (PI). Com duas escolas municipais, uma estadual e pouco mais de 6 mil habitantes, a pequena cidade carece de uma biblioteca municipal.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.