05/03/2017

Zezé da Saúde fala sobre a importância da presença feminina na política de Artur Nogueira

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a vice-prefeita conta sobre seus três meses no Poder Executivo

Da redação

Confiante nas mulheres, a vice-prefeita Zezé da Saúde (PSDB) afirma com convicção que as mulheres fazem a diferença na política. Segundo ela, o universo feminino precisa ter confiança e participar das atividades políticas, além disso a presença feminina para Zezé é indispensável. Por isso, durante a semana do dia internacional da mulher, o Portal Nogueirense decidiu entrevistar a mulher mais influente no aspecto político de Artur Nogueira.

Confira a entrevista na íntegra:

Zeze4-1488572712

Você foi vereadora por oito anos e, agora, é vice-prefeita. Nesse tempo, enfrentou preconceitos na política pelo fato de ser mulher? Em todo o meu tempo como vereadora em Artur Nogueira, nunca enfrentei preconceito algum. A mulher sempre tem que saber se colocar no meio político e, é claro, procurar fazer o melhor que puder a todo momento.

A atual Câmara Municipal não possui nenhuma vereadora. De que forma a ausência de mulheres na política pode ser prejudicial à população? Acredito que presença feminina na Câmara Municipal seja indispensável para o bom funcionamento do legislativo. A sensibilidade e o lado materno da mulher é muito importante para o atendimento da população, principalmente para as mulheres. Também é importante lembrarmos que os vereadores representam o povo; é como uma amostragem da sociedade, daí a importância de ter representantes das mais variadas áreas do povo.


A presença feminina na Câmara Municipal é indispensável


O que pode ser feito para aumentar a participação feminina na política municipal e nacional? Penso que que as mulheres precisam confiar e participar mais ativamente da política. Em todas as partes do nosso cotidiano fazemos política e, quando existe seriedade naquilo que nos propomos a fazer, o resultado é sempre muito positivo.

Zeze5-1488572715

Que medidas você pretende tomar como vice-prefeita para combater a violência contra a mulher em Artur Nogueira? Já temos o CREAS (Centro Especializado de Assistência Social) que faz atendimento quando há violações dos direitos da mulher e também temos o CRASS (Centro de Referência de Assistência Social) que atua na Prevenção da Violação dos direitos por meio de orientações dadas por equipes psicossociais e palestras. Desde que assumimos o cargo, colocamos pessoas capacitadas para esses atendimentos em Artur Nogueira e, na medida do possível, estaremos fortalecendo esses Centros para potencializar as mulheres nogueirenses.

Você foi uma vereadora que ganhou destaque com o trabalho realizado na Câmara Municipal. Agora, no entanto, você está no Executivo, passando de pedra a vidraça. Como espera ser reconhecida como vice-prefeita? Desde que entrei para a política, me coloquei nas mãos de Deus para que tudo que eu tiver que fazer seja honesto e em benefício da população, então, não estou fazendo para reconhecimento humano, tudo isso vai muito além do que os olhos podem ver. É como se estivesse plantando para colher um bem maior que será dado por Deus em um outro tempo.


As mulheres precisam confiar e participar da política


Você disse que gostaria de ver um Legislativo independente do Executivo. Em sua opinião, como devem se relacionar esses dois poderes? Sim, sempre disse isso. Hoje, com o Prefeito Ivan Vicensotti, já acontece. Apesar de estarmos apenas no terceiro mês do nosso governo; tudo muito recente ainda. São dois poderes independentes, mas com muita abertura e, acima de tudo, respeito. Tanto dentro da Prefeitura, quanto nas reuniões mensais que fazemos com os secretários e vereadores, algo inédito na história da nossa cidade, ou mesmo outras cidades que eu tenha conhecimento. Isso fortalece nosso vínculo e todos ficam sabendo como os dois poderes estão trabalhando a favor de Artur Nogueira.

Em 1997, você foi convidada para trabalhar na administração de postos de saúde na Gestão do prefeito Nelson Stein. Como avalia o serviço das Unidades de Saúde da Família nos dias atuais? Precisamos melhorar todos os PSFs (Posto de Saúde da Família). Dar melhores condições de trabalho para nossas funcionárias, exigir os atendimentos e a presença do médico diariamente, para que uma possível falha no atendimento do Posto de Saúde não venha causar transtornos no Pronto-Socorro do hospital Bom Samaritano.

Zeze2-1488572707

Que trabalho você tem desenvolvido como vice-prefeita nesses três meses? O trabalho de uma vice-prefeita é muito variado. Com Ivan isso tem tido uma relevância ainda maior em determinadas decisões; ele é uma pessoa muito justa. Na maioria do tempo estou fazendo atendimento à população nos mais variados assuntos; sempre na Secretaria de Promoção Social, próximo ao ao Paço Municipal.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.