02/11/2017

Voluntários lançam campanha Passos que Salvam 2017 em Artur Nogueira

Intuito da campanha é conscientizar e difundir informação sobre o câncer infanto-juvenil

Da redação

Foi lançada na noite desta quarta-feira (1), em Artur Nogueira, a terceira edição da Campanha Passos que Salvam, idealizada pelo Hospital de Câncer de Barretos. O intuito da campanha é difundir informação a respeito do câncer infanto-juvenil para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Cerca de 70 pessoas estiveram presentes na cerimônia de lançamento, realizada no Buffet Bertini. Entre os presentes estavam autoridades políticas e representantes da área da Saúde do município, além empresários da cidade, organizadores e apoiadores da campanha.

Na ocasião, foram apresentadas as propostas da campanha para a edição deste ano e, também, os resultados que Artur Nogueira tem alcançado em relação ao hospital ao longo das edições passadas. O presidente da campanha na cidade, Wagner Barros, explica sobre intuito e papel da ação. “O nosso objetivo principal é informar as pessoas sobre os sinais e sintomas do câncer. Quanto mais cedo ele é diagnosticado, melhor para o processo de tratamento e cura. Já a caminhada, é apenas uma forma lúdica de materializarmos essa conscientização, além de ser uma maneira de colaboração para o hospital, através da venda dos kits”, relata.

A compra dos kits (boné, camiseta, etc) e a participação junto à caminhada é a forma direta que as pessoas têm de colaborar com essa causa. A próxima Caminhada Passos que Salvam em Artur Nogueira está agendada para o dia 26 de novembro. Ela vai percorrer várias ruas do município.

Já são 600 municípios envolvidos nesta ação que, a cada ano, só tende a crescer. O Hospital de Câncer de Barretos atualmente promove cerca de 6 mil atendimentos diários a crianças e adolescentes vítimas do câncer. “Quero convidar a todos a participar da campanha e abraçar essa causa que é de todos. Estamos abertos a receber novos voluntários, quanto mais força tivermos, mais resultados positivos serão, acrescenta Wagner.

De acordo com dados citados durante o encontro de lançamento, uma criança diagnosticada com câncer precocemente, tem 95% de chances de obter a cura. Já um adulto, apresenta 50%. Em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos da América (EUA), onde existe maior conscientização sobre a doença, o resultado é de 95% de diagnósticos precoces, uma vez que a população se atenta mais aos sintomas.

Mas no Brasil esse índice é de aproximadamente 50%, onde 4 a cada 10 pessoas não conseguem o tratamento ideal por falta de diagnóstico e informação. “São vários materiais informativos a respeito da doença que estarão disponíveis e que serão distribuídos antes e durante a caminhada. Essa é a parte mais importante, a informação”, frisou Éric Lucke durante o evento de lançamento. Ele também é um dos voluntários à frente da campanha em Artur Nogueira.

A vice-prefeita Zezé da Saúde (PSDB) esteve no ato representando o Executivo. Assim como todos os demais envolvidos na ação, ela reconhece a importância da campanha Passos que Salvam. “Eu acompanho a campanha todos os anos e estou muito feliz em apoiar. O que esse grupo faz pelo próximo é algo maravilhoso. Essa caminhada serve como um alerta para as pessoas, inclusive, eu também tenho aprendido muito sobre a questão do câncer. Quem se envolve também é muito beneficiado”, ressalta a vice-prefeita.

O câncer é acompanhado de sintomas comuns, como os de outras doenças. A exemplo das dores nas pernas que costumam ser encaradas como um fator de crescimento em crianças e adolescentes, também as ínguas constantes que, normalmente, são consideradas como infecções ou, ainda, dores constantes de cabeça. Todos esses fatores são sintomas que a faixa etária de infanto-juvenis pode apresentar. É preciso ficar alerta e, em caso da suspeita dos sintomas, procurar sempre um médico.

Para quem quer colaborar, esse ano a ação da Passos que Salvam está de “uniforme” novo, com o tom de cor em azul, além de um logo redirecionado. Os pontos de venda dos kits estarão presentes em diversos comércios, sempre com identificações. Apesar de acontecer em novembro, a ação da campanha dura o ano inteiro, estando aberta a colaborações.

Mais informações sobre a caminhada serão divulgadas pelo Portal Nogueirense às vésperas da data do evento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.