26/08/2014

Você sabia que o botox pode ser utilizado para combater o bruxismo?

Disfunção afeta 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger de dentes durante o sono

Apesar da toxina botulínica, o Botox®, ser amplamente conhecida por sua utilização cosmética em injeções intramusculares para a redução de rugas faciais, possui também grande utilidade no tratamento de dores de cabeça, bruxismo, correção da exposição do excesso de gengiva ao sorrir e disfunções nas articulações da mandíbula.

Na odontologia, a substância é uma novidade. A toxina botulínica é um veneno produzido pela bactéria Clostridium botulinium, que, em pequenas doses, auxilia no combate a diversos problemas. Ele é conhecido no meio médico desde a década de 1960. Porém, só há pouco mais de um ano ganhou espaço nos consultórios odontológicos do país.

Por possuir conhecimento sobre as estruturas da cabeça e pescoço, o cirurgião-dentista é capaz de tratar certas afecções da face e da cavidade oral de forma conservadora e segura com a aplicação da toxina botulínica, desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização.

No dentista, a aplicação mais comum é no tratamento do bruxismo, disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger de dentes durante o sono. “Ao aplicar a toxina no masseter, um dos músculos da face, a tensão diminui. Assim, o tecido não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, capaz de causar desgaste”, explica Sidmarcio Ziroldo, que é professor da Universidade Cruzeiro do Sul, em Curitiba, no Paraná, e um dos pioneiros no uso da substância na odontologia.

A vantagem desse recurso terapêutico é apresentar um resultado eficaz e rápido, sem quase nenhuma contraindicação. “Somente os intolerantes à lactose precisam evitá-lo”, alerta o especialista em periodontia Daniel Vasconcellos, da Academia Brasileira de Osseointegração. É que o açúcar do leite serve como uma espécie de veículo para a droga. Para quem tem esse tipo de reação, existem outras formulações, geralmente mais caras. “Também não recomendamos a toxina para indivíduos com atividade muscular comprometida, já que ela relaxará ainda mais o tecido”, finaliza Sidmarcio Ziroldo.

Conheça os tratamentos em que a toxina botulínica pode ser empregada na Clínica Lima com a Dra. Aline Stocco.

BRUXISMO

O que é: o músculo mastigatório trabalha em excesso durante a noite, o que desencadeia o atrito entre os dentes e, como consequência, seu desgaste e possíveis dores.

Tratamento convencional: com a utilização de placas noturnas, para impedir o contato entre os dentes.

Vantagens da toxina botulínica: dispensa o uso de aparelhos removíveis e placa conferindo maior conforto ao paciente.

Disfunção da ATM

O que é: trata-se de uma sensação dolorosa provocada por alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula — ali está localizado um complexo sistema de músculos, ligamentos e ossos.

Tratamento convencional: com medicamentos, que podem provocar efeitos colaterais ou cirúrgico.

Vantagens da toxina botulínica: é aplicada diretamente no músculo, sem reações adversas sistêmicas.

SORRISO GENGIVAL

O que é: disfunção em que a gengiva é exposta excessivamente quando o indivíduo sorri.

Tratamento convencional: cirúrgico.

Vantagens da toxina botulínica: não é invasiva, sendo aplicada nos músculos responsáveis pelo sorriso, relaxando essa musculatura.

Bibliografia: Hoque A, McAndrew M. Use of botulinum toxin in dentistry. N Y State Dent J. 2009 Nov;75(6):52-5.

Drª Aline Stocco 

CROSP- 90795

Cirurgiã-dentista

ESPECIALISTA EM ORTODONTIA

CLÍNICA LIMA: Av. Dr. Fernando Arens, 298, sala 4 – Centro – Artur Nogueira – (19) 3877-3041


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.