16/07/2016

Vó Nair escreve autobiografia e relembra criação de ONG em Artur Nogueira

Autora se emociona ao falar sobre livro que será lançado em agosto.

Da redação

A idealizadora da Instituição Evangélica Filadélfia de Artur Nogueira (Iefan), Nair Nóbrega Versolatto, conhecida como ‘Vó Nair’, fará o lançamento do livro “Minha vida nas mãos de Deus”, no início de agosto em Artur Nogueira. A publicação traz algumas das histórias mais interessantes vivenciadas por ‘Vó Nair’, dentre elas, o dia em que foi salva de um incêndio e a criação da Iefan. O evento de lançamento ocorrerá no Centro Cultural Tom Jobim no dia 06 de agosto, às 19h30.

capa4-1467483528

Certamente os leitores do livro poderão encontrar exemplos de superação de uma pessoa que jamais reclamou das dificuldades, em vez disso sempre esteve pronta para lutar e ajudar os necessitados. Em 1997 chegou em Artur Nogueira com o marido, Tom. Os dois começaram a acolher crianças em estado de vulnerabilidade e não mediram esforços para arrancar sorrisos dos pequenos.

Nair também conta em detalhes a história mais triste de sua vida, o assassinato do marido. Relata como ela lidou com o problema e não desistiu da missão que tinha em Artur Nogueira.

‘Vó Nair’ está se dedicando ao livro já faz um tempo, como contou ao Portal Nogueirense em 2013.

210-1467483588

“Aos quase 83 anos, olhando para o longo caminho de vida que percorri, senti em meu coração o desejo de escrever esse pequeno livro. Nele, procuro contar um pouco da história de minha vida, destacando em tudo a ação de Deus, que sempre me sustentou”, diz Vó Nair.

“Meu desejo é que este livro sirva de testemunho do amor, fidelidade e provisão de Deus por nós. Espero que o leitor possa ser levado a crer que a presença de Deus é real, e que mesmo nos momentos mais difíceis de suas vidas, Ele nunca abandona aqueles que Nele confiam. Que este livro o motive a viver uma vida com um proposito em Deus”, afirma.

Vó Nair

Nascida no Maranhão, a líder comunitária trabalhou na roça até se casar, depois foi para São Paulo, onde trabalhou por mais de 40 anos. Aposentou-se e procurou uma cidade mais tranquila para viver. Foi aí que transformou o município ‘Berço da Amizade’ em seu novo lar.

O projeto da Iefan teve início em 1997, na própria casa da Vó Nair. “Eu morava em uma pequena casa no bairro Coração Criança com o meu marido, o Tom, juntos nós ficávamos comovidos com a situação de algumas crianças lá do bairro. Muitas viviam pelas ruas, algumas eram utilizadas pelos traficantes como ‘aviõezinhos’ para o transporte de drogas, viviam sujas e com piolhos nas cabeças. Era uma realidade triste. Eu e meu marido não tínhamos muito, mas sabíamos que dava para fazer algo”, conta Nair.

Vó Nair tem seis filhos, sendo três homens e três mulheres. Todos insistem sempre para que a mãe se dedique mais à própria saúde e curta mais a vida. “Por meus filhos eu não estaria mais à frente da Iefan. Estaria morando em outro lugar. Tenho uma irmã que mora sozinha, viúva, em São Paulo, em um apartamento chique. Por ela, também, eu já estaria lá. Tenho uma filha, que mora em Valinhos, que também é viúva e quer que eu vá morar com ela. Mas, Artur Nogueira é o meu lugar. É aqui que eu quero passar o resto de minha vida. Quando morrer quero ser velada em Artur Nogueira, uma cidade que me acolheu e que me proporcionou tantas alegrias e amizades”, afirma Vó Nair.

Ela também se emociona quando reencontra alguém que já tenha passado pela Iefan. “É muito comum eu encontrar homens e mulheres que eu já nem me lembrava mais. Pessoas que já estão casadas, tem filhos, construíram famílias. E quando eram pequenos passaram por mim. Eles me veem, sorriem e correm para me dar um abraço. Fazem uma verdadeira festa. Para mim é gratificante. Me abraçam, conversam comigo, vão me visitar em casa. É muito bom. Me sinto muito feliz. É um verdadeiro prêmio. Como se eu tivesse ganhado na loteria”, conta.

Serviço:

Livro: Minhas Vidas na mãos de Deus

Valor:  R$ 25,00

Lançamento: 06 de Agosto, 19h30

Local: Centro Cultural Tom Jobim


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.