08/05/2017

Vereadores de Artur Nogueira comentam atraso em obras da Estrada do São Bento

Parlamentares chamaram de “maquiagem” as obras realizadas no local até o momento

Da redação

Os vereadores de Artur Nogueira demonstraram insatisfação com a situação da Estrada do São Bento. A vicinal, que deveria ter sido pavimentada até o mês de março, está com as obras paradas e sem previsão de término. As reclamações dos parlamentares foram feitas nesta segunda-feira (8), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, que contou com a presença de dezenas de moradores do Bairro São Bento.

camaravereadores (2)-1494292179

O vereador Rodrigo de Faveri (PTB) leu em seu discurso trechos da lei municipal 3.301, que concede o trecho para o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) do Estado de São Paulo, que, por sua vez, repassou a área à Concessionária Rota das Bandeiras. Segundo o texto, o terreno doado deve ser utilizado unicamente para a implantação do retorno em desnível da Rodovia Zeferino Vaz, km 155,8.

O parlamentar também leu o Termo de Doação, que prevê, por parte da Concessionária, a aplicação de 1.280 m3 de massa asfáltica no trecho em questão, aplicação de 38.500 m2 de pintura asfáltica e o fornecimento de 3.850 m3 de bica corrida. Ele também citou duas matérias do Portal Nogueirense que apontam o início da pavimentação da estrada e a paralisação das obras.

vereadorodrigodefaveri-1494292184

Rodrigo de Faveri (PTB), então, sugeriu que todos os vereadores elaborassem um Requerimento para ser enviado ao Executivo. Entre as questões a serem respondidas, ele citou algumas. “A Rota das Bandeiras já foi notificada para fazer a contrapartida do pagamento que ela deve fazer ao município mediante a massa asfáltica? Há realmente viabilidade técnica para aplicação do asfalto em cima da Estrada do São Bento? Se sim, quando podemos recomeçar as obras? Se não, nos apresentem as inviabilidades técnicas”, listou.

O vereador Zé Pedro Paes (PSD) reforçou o discurso do colega petebista e sugeriu que seja realizada uma reunião com as três partes envolvidas na questão: Prefeitura, Rota das Bandeiras e população do Bairro São Bento. “Fica esse enrola-enrola, esse empurra-empurra e, no fim, acaba em pizza. E nós não queremos que acabe em pizza”, ressaltou.

vereadorzepedropaes-1494292186

Outro lado

O líder do governo na Câmara, vereador Cristiano da Farmácia (PR), destacou que existe uma contrapartida que o município precisa dar antes que o asfalto seja aplicado na estrada. Segundo ele, a Rota das Bandeiras não doou ao município um sistema de escoamento de águas pluviais, que precisa ser instalado pela Prefeitura antes da pavimentação.

De acordo com o parlamentar, o asfalto não foi aplicado, nem iria ser, porque o município não tem recursos para custear as obras da rede pluvial. “Os moradores do São Bento sabem que, se simplesmente jogarem as pedras e pavimentarem o local, na primeira chuva que der, o sonho vai virar pesadelo”, argumentou.

vereadorcristianodafarmacia-1494292182

De acordo com o parlamentar, só após a instalação da rede pluvial e da preparação da estrada é que ela poderá ser asfaltada pela Rota das Bandeiras. Cristiano (PR) chamou de “maquiagem” as obras que foram realizadas até o momento na Estrada do São Bento. Segundo o vereador, as reparações realizadas foram feitas sem a existência de qualquer projeto de engenharia. “E se alguém acha que estou mentindo, peça ao antigo secretário de Obras do município o número do protocolo do projeto da obra”, desafiou.

O líder do governo na Câmara disse que criaram uma imagem de que estava tudo certo com as obras e que o asfalto estaria pronto até abril deste ano. No entanto, segundo ele, não havia nem licitação da obra. “Não existe obra em andamento. Por isso, quem disse que a obra já seria feita, estava mentindo para os moradores”, declarou ao Portal Nogueirense.

camaravereadores (1)-1494292171

As obras da Estrada São Bento tiveram início no começo do mês de dezembro de 2016 – durante gestão executiva passada. No entanto, o empreendimento permanece paralisado até o momento. A proposta era que o trecho de asfalto com aproximadamente 5,5 quilômetros, entre Artur Nogueira e Cosmópolis (SP), fosse concluído no mesmo mês de início.

Leia mais

Pavimentação da Estrada São Bento tem início em Artur Nogueira

Obras da Estrada São Bento, em Artur Nogueira, estão paralisadas e sem previsão de término

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.