01/01/2017

Leia a primeira entrevista de Ivan como prefeito de Artur Nogueira

Prefeito explica desafios e prioridades do novo governo de Artur Nogueira

Da redação

Eleito em 2016 com 60,34% dos votos válidos, o novo prefeito de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti (PSDB), toma posse hoje da chefia do Executivo Municipal. Nogueirense de nascimento, com 36 anos de idade, o político tem como vice Zezé da Saúde (PSDB) e nomeou há poucos dias a equipe que estará à frente das secretarias na cidade.

Em entrevista exclusiva ao Portal Nogueirense, Vicensotti falou dos desafios que enfrentará em sua gestão e como pretende cumprir as promessas de campanha. O novo prefeito também explicou que o processo de transição do governo não foi fácil, sendo necessário, inclusive, recorrer à Justiça para ter acesso às informações administrativas da gestão anterior. Confira a entrevista na íntegra:

ivanvicensotti-4-1483126749

Em sua opinião, qual é o maior problema de Artur Nogueira? É difícil falar de um problema sabendo que temos tantos e que precisam ser resolvidos com a maior urgência possível. Primeiro, temos que ter tempo para conhecer a situação da máquina pública a fundo; isso é prioritário. Teremos que saber até onde vamos conseguir ir nesse primeiro momento e, depois, finalizar as parcerias com os governos estadual e federal que já estamos buscando há algum tempo. Caso algum dos problemas que a gente identificar ainda não esteja nessa lista de prioridade, faremos o possível para resolver a situação com dinheiro do próprio município ou buscando apoio em outras instâncias governamentais.

Recentemente o senhor anunciou o secretariado para os próximos quatro anos. Qual foi o critério utilizado na escolha dos novos secretários de sua gestão municipal? Confiança foi um dos principais critérios, pois preciso de pessoas em que possa depositar minha confiança e que representarão a minha maneira de pensar em cada uma das pastas. A gente não governa uma cidade como Artur Nogueira sozinho; precisamos delegar tarefas, e algumas delas são de extrema responsabilidade. Os secretários que escolhemos, Zezé e eu, são pessoas muito capacitadas, conhecem o assunto em que foram colocados para responder. Acredito que, em breve, todos poderão fazer uma análise positiva do trabalho deles. Inclusive, fazemos questão de fazer um balanço de como serão os primeiros meses do governo.

Sua irmã, Elaine Vicensotti Boer, é a nova secretária de Educação de Artur Nogueira. Esse fato não pode gerar algum tipo de polêmica, já que ela possui parentesco direto com você? De maneira alguma. Como eu disse anteriormente, cada um dos meus secretários foi escolhido por conta da sua capacidade profissional. Elaine tem um currículo invejável, tem curso superior, algumas pós-graduações, além de MBA. A capacidade profissional dela é incontestável. Dizer qualquer coisa ao contrário disso é desmerecer os anos de dedicação e trabalho de qualquer profissional, em especial de alguém que dedicou parte da vida como professora em escolas estaduais e municipais. Elaine conhece a fundo os problemas das escolas e sabe muito bem os anseios dos educadores e alunos de Artur Nogueira. Acho que não poderia ter escolhido pessoa melhor para assumir a Secretaria de Educação.

Em entrevista ao Nogueirense, Celso Capato falou que a Prefeitura estava de portas abertas para a nova administração. Como foi esse acesso durante a transição? O processo de transição de governo não foi como eu imaginava. Teve um início bastante complicado, sendo necessária até intervenção judicial, que atende nosso pedido para que pudéssemos ter acesso ao mínimo de informações da administração do governo anterior. Isso pode ser checado pela população procurando informações do Processo Digital número 1002191-84.2016.8.26.0666, do Tribunal de Justiça do Estado De São Paulo.

ivanvicensotti-7-1483126765

Na mesma entrevista, Capato disse que a Prefeitura possui dívidas. Como você administrará esse déficit? Sabemos que nosso país está passando por crises econômicas. Com certeza nosso município também enfrenta e enfrentará momentos difíceis e que exigirão atenção especial. Toda a nossa equipe está ciente que encontraremos algumas limitações, mas todos nós trabalharemos felizes e motivados para enfrentar as demandas dos nogueirenses. Eu tenho um ditado popular que levo comigo e que aprendi com o meu pai: “Quem casa com a viúva tem que cuidar dos filhos, mas a responsabilidade é do pai”.

Em sua opinião, o que te fez ganhar as eleições municipais? Não consigo achar outra palavra para responder esta pergunta que não seja “trabalho”. Trabalhamos muito duro durante a campanha, visitamos milhares de pessoas. E digo trabalhamos, no plural mesmo, porque foram dezenas de pessoas que estiveram nessa caminhada comigo; cada voto que elas conseguiram foi de extrema importância para chegarmos onde estamos. Acredito, também, que as pessoas estão cansadas da velha política e da maneira antiga de se governar, onde uma pessoa sozinha toma todas as decisões. Esse governo será diferente, dissemos que ouviríamos as pessoas e, acredite, faremos isso. Vamos ampliar os poucos canais de comunicação que existem com a Prefeitura e criar novas maneiras de os nogueirenses falarem com a gente.

É possível em quatro anos realizar todas as suas promessas de campanha? Nossas propostas de campanha foram realizadas dentro da real necessidade do nosso município. Ao elaborá-las, analisamos com cada segmento a real possibilidade de fazer com que os projetos pudessem se concretizar. Sabemos que o cidadão nogueirenses almeja uma cidade cada dia melhor. E acreditem, Zezé, eu e os secretários faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que nosso plano seja cumprido. Também vamos buscar o apoio dos governos estadual e federal para ir além do que está no papel. Nós somos daqui, amamos Artur Nogueira, e fazer o que nos propomos não é só questão de atender aos eleitores, vai além disso, é atender aos nossos anseios também. Afinal, somos dessa terra, queremos, assim como os demais nogueirenses, ver a cidade bem, próspera, segura e saudável.

ivanvicensotti-8-1483126770

Você assumiu auxiliar o transporte público aos alunos universitário de Artur Nogueira. Como pretende cumprir isso? Realmente assumi este compromisso com os estudantes e os valorizo muito. Este foi o principal pedido feito em todas as reuniões realizadas com estudantes e familiares, visto que esse auxílio transporte já tinha sido prometido na gestão anterior e não foi cumprido. Pretendo, no primeiro semestre, fazer um cadastro dos estudantes para analisar as necessidades individuais, para, a partir daí, definir os detalhes das ações que tomaremos.

Você colocou no seu plano de governo que pretende garantir a reforma do Teatro Municipal. O deputado estadual Chico Sardelli assumiu o compromisso de liberar R$ 500 mil para essa obra, mas esse investimento ainda não foi liberado. Como pretende lidar com essa situação? No nosso plano de governo, realmente falamos sobre a reforma do Teatro Municipal, inclusive, verifiquei a situação da biblioteca após a eleição; é muito triste ver a situação de total desprezo em que se encontra, no Centro da nossa cidade, sendo ela um patrimônio histórico e cultural.  Vamos incluir a biblioteca nessa reforma do teatro. Quanto à verba do deputado estadual Chico Sardelli, que, até então, é de um partido aliado ao ex-prefeito, vou me aproximar dele, para verificar a possibilidade da liberação desta emenda, tendo em vista que a promessa foi feita aos nogueirenses, que certamente aguardam o cumprimento dela.  Tenho certeza que o deputado levará isso em consideração.

Qual será a prioridade de seu governo? O povo deu um recado muito claro nas urnas, um pedido de mudança, uma chance para o novo, uma necessidade de renovação. Quando temos em mãos um município, analisamos vários fatores para o bem comum de todos. Mas, como disse em campanha, “priorizarei os três pilares”; minhas três preocupações que estarei à frente e cobrando reais avanços são a Saúde, a Segurança e a Educação. Sabemos que estes três segmentos são de muita importância na vida das pessoas. Serei o prefeito de todos os moradores de Artur Nogueira.

ivanvicensotti-2-1483126745

O que os nogueirenses podem esperar de sua gestão? Podem esperar uma gestão de amizade, de trabalho, de compromisso, de ética e de transparência; muito trabalho. Cada um dos 1.460 dias que teremos como administradores de Artur Nogueira será de total empenho para fazer essa cidade, que tanto amo, um lugar melhor para se viver. Nós sabemos que o desafio é enorme, visto a atual situação econômica do país, mas estamos preparados para isso. Nada vai fazer com que Zezé, eu ou minha equipe desanime. Espero, de coração, não desmerecer nenhum dos milhares de eleitores que confiaram o voto em mim.

Com relação à nova composição da Câmara, como será o diálogo entre Executivo e Legislativo? Tivemos a oportunidade de falar sobre isso no dia em que apresentamos os novos secretários. Eles são “a cara” do nosso governo. Todos sabem da responsabilidade que carregam e o quanto serão cobrados; não só por mim, mas pelo povo e, é claro, pelos vereadores. A ordem é ouvir a todos e, na medida do possível, tentar atender a todas as demandas que chegar em cada secretaria. Acreditamos que os vereadores que o povo escolheu para os próximos quatro anos legislarão para Artur Nogueira, colocando o desejo da população acima de qualquer oposição; nós acreditamos que se opor a uma ideia política é aceitável, mas se opor aos anseios do povo é ultrapassado.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.