12/06/2017

VegNic reúne veganos e vegetarianos em Artur Nogueira

Evento foi aberto ao público e ocorreu no último domingo (11) no Centro Cultural Tom Jobim

Da redação

A segunda edição do VegNic ocorreu no Centro Cultural Tom Jobim em Artur Nogueira no último domingo (11). O evento foi aberto ao público e teve início às 15 horas. Na ocasião, também foram vendidos doces e salgados feitos sem produtos de origem animal.

vegnic (9)-1497215909

No VegNic, os nogueirenses tiveram a oportunidade de participar de um piquenique com alimentos veganos e vegetarianos, doação de ração para gatos e cães da cidade, uma oficina de culinária e um bate-papo que esclareceu dúvidas sobre veganismo e debateu à repeito dos maus tratos aos animais. O palestrante da ocasião, Rodrigo Pochmann, falou sobre preservação do meio ambiente e vantagens de produzir alimentos verdes. Para ele é possível manter uma alimentação saudável sem destruir o planeta e ainda cuidar dos animais. “O animal pode não ter a capacidade de pensar, mas ele tem a capacidade de sofrer”, ressalta.

A idealizadora do evento, Natália Marques Soler, afirma que o intuito do VegNic é falar e mostrar que ser vegano não é tão complicado quanto todos acreditam. “Muitos acreditam que ser vegano é algo fora do comum, e que é difícil. Entretanto, aqui podemos mostrar para essas pessoas que é muito mais fácil do que se imagina”, comenta. Natália afirma ainda que o outro objetivo do evento é tratar sobre a conscientização e maus tratos aos animais. “Temos que falar em nome daqueles que não tem voz”, conclui.

vegnic-1497270277

No local, estiveram pessoas adeptas e não adeptas ao veganismo. Rosa Neves é vegana há dois anos e acredita que cursos como estes são de muito valor para enriquecer o conhecimento sobre o assunto. “Aqui aprendemos muitas coisas, as pessoas precisam participar mais na próxima edição”, comenta. Já Leilza dos Santos está em fase de transição do vegetarianismo para o veganismo e acredita que aproveitou bem as palestras e aulas. ” Fui vegetariana por cerca de 16 anos e estou muito animada com o que aprendi aqui”, explica.

Thiago Bologna é consumidor de carne, entretanto, apoia a proteção aos animais e é simpatizante da ideologia vegana. “A ideia do vegetarianismo abrange a conscientização ambiental e a questão de saúde. Isso é unir o útil ao agradável”, ressalta. Thiago afirma, ainda, que tem planos para se tornar vegano, no futuro.

A professora de culinária da ocasião, Raquel Danciguer Snihaor, alega que é um privilégio ensinar a população a preparar alimentos saudáveis e baratos. “Além de todas as vantagens para saúde, é delicioso!”, opina. Raquel ensinou os participantes do VegNic a prepararem almôndegas italianas a base de arroz integral e tofu.

Nesta edição, o VegNic contou com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), as lojas de produtos veganos Cheiro Verde e Veg Vitta e a loja Starteen, que divertiu as crianças com bolhas de sabão gigante.


Almondega Italiana feita a base de arroz integral e Tofu

  • 1 xícara de arroz integral cozido
  • 1 xícara de tofu amassado
  • 1/5 xícara de cebola picada
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de manjericão ou orégano
  • 1/4 de xícara de azeite ou óleo
  • 1/4 de xícara de molho Shoyo
  • 1/2 xícara de farinha de pão
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 1 xícara de castanha ou amendoim (opcional)

Misture tudo, amasse em bolinhas e coloque para assar por 15 minutos. Acrescente molho de tomate e leve ao forno por mais dez minutos.

vegnic (1)-1497215903

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.