17/10/2014

Vazão de água cai e compromete abastecimento em Artur Nogueira

Saean anuncia racionamento diário de água entre às 13 e às 17 horas. Segundo presidente da autarquia, estiagem e aumento de consumo de água estão entre os fatores determinantes.

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) anunciou na tarde desta sexta-feira (18) nova medida para tentar conter a tendência de desabastecimento de água que afeta o município, intensificado na última semana devido ao aumento no consumo de água, relacionado ao período de altas temperaturas que atinge o estado de São Paulo e outras regiões do país. Entre as 13 e as 17 horas haverá, diariamente, corte no abastecimento de água em Artur Nogueira. A medida deve permanecer até que haja aumento seguro nos níveis de vazão da água nas fontes de abastecimento do município.

O Rio Poquinha e a Represa Cotrins tiveram uma queda brusca em seus níveis de vazão da água, prejudicando o fornecimento e colocando autoridades do município em alerta. “A vazão tanto do Rio Poquinha como da Represa Cotrins caiu bastante esta semana, então vamos ter que começar a fazer paradas no abastecimento”, afirma o presidente da Saean, Antonio Sacilotto.

Na quinta-feira (17), devido a um problema na vazão do Rio Poquinha a parte alta do bairro Itamaraty ficou sem água. Com o forte calor, a tendência é de que, sem chuvas e sem uma mudança no comportamento dos nogueirenses, situações como estas venham a ocorrer com mais frequência. “Com base em informações de meteorologistas, aguardamos chuva para os próximos dias, em especial, após esta segunda-feira (20), mas se não vier, teremos de tomar medidas mais sérias, como paradas em períodos mais extensos” aventou Sacilotto.

O presidente da autarquia reforçou a importância da participação da população neste período de racionamento. Segundo ele o aumento no consumo de água esta semana alterou significativamente os níveis de vazão das fontes de abastecimento no município, fazendo com que, emergencialmente, hoje a Saean já comece o processo de racionamento. “Hoje já tivemos de fazer essa parada obrigatória”, afirmou o presidente.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.