10/03/2016

Vazamento de esgoto afeta bairro de Artur Nogueira

Moradores reclamam do mau cheiro e temem contrair doenças.

Um vazamento em um dreno de esgoto na rua Amadeu de Fáveri atrapalhou a vida de quem mora na região na última segunda-feira, dia 7, no Loteamento Josephin Tagliari, em Artur Nogueira. De acordo com os moradores, não é a primeira vez que a vazão ocorre e sempre que chove um pouco mais forte o esgoto sai pelo dreno localizado no meio da rua, escoando pelas demais ruas do bairro.

IMG_5300 - Copia

Adriano Rangel mora na rua Armando Tagliari, onde grande parte do esgoto ficou alojada. Segundo ele, que diz ter reclamado para a prefeitura e para o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (SAEAN), o problema é antigo e nada foi feito. “Faz um ano e meio que estou morando aqui e sempre acontece. Sempre que chove bastante acontece isso, não chega a alagar mas fica tudo sujo, não posso entrar com o carro pois os pneus ficam sujos, e o cheiro é insuportável, é esgoto puro”, ressaltou o morador.

Segundo Toninho Sacilotto, superintendente da SAEAN, o problema acontece devido ao acúmulo de água pluvial, proveniente das chuvas, no encanamento destinado exclusivamente ao esgoto. “Alguns moradores constroem suas casas e as calhas escoam a água da chuva para dentro do esgoto. Quando chove muito, o sistema não suporta essa grande quantidade de água pluvial e o esgoto tende a achar uma saída, que pode ser um dreno na rua ou até mesmo o vaso sanitário de algumas residências”, informou Sacilotto.

IMG_5292 - Copia

Outro agravante para a situação, ainda segundo Sacilotto, é o depósito de lixo nos encanamentos que levam ao esgoto. “Tem gente que joga papel higiênico no vaso sanitário e acha que não tem problema. Até fraldas nós já vimos jogadas, além de objetos ainda mais pesados. Isso compromete a capacidade da tubulação e o resultado muitas vezes é esse”, ressaltou o superintendente.

Uma moradora, que não quis se identificar, disse que o último vazamento iniciou ainda no domingo. “Quando a chuva vem muito forte, o esgoto escorre por muito tempo, as vezes demora dois ou três dias”, constatou. Giovana Rangel também reside no Loteamento Josephin Tagliari, e diz que a maior preocupação se deve as crianças que ocupam o local. “Por ser uma rua sem saída, muitas crianças passam a tarde toda brincando ali, inclusive pouco tempo depois de ter havido esgoto”, concluiu.

IMG_5281 - Copia

Além dos transtornos causados pela sujeira e mau cheiro, existe possibilidade de contrair doenças ao entrar em contato com os dejetos. A enfermeira Daiane Mosca afirma que o ideal é que todos os moradores das regiões afetadas evitem a exposição com a área. “É muito importante evitar andar descalço, principalmente as crianças. Higienizar constantemente as mãos também ajuda a proteger. Uma virose, ou até mesmo uma leptospirose podem ser transmitidas, mas mais importante é que se tomem medidas a fim de evitar esse vazamento”, concluiu.

Não é a primeira vez que Artur Nogueira sofre com os problemas de esgoto. Em janeiro, uma casa no bairro Bela Vista foi invadida por dois dias consecutivos pelos dejetos. No ano de 2015, outra casa foi invadida pelo esgoto após um temporal, no bairro Jardim Paineiras.

Assuntos relacionados:

Família tem casa inundada por esgoto pelo segundo dia consecutivo em Artur Nogueira

Tubulação de esgoto entope e casa de moradora é inundada em Artur Nogueira

Após chuvas bueiro estoura e esgoto invade casas em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.