18/08/2017

Vândalos invadem cemitério de Artur Nogueira e tentam furtar imagens

Imagens de santos, vasos e crucifixos ficaram amontoados

Da redação

O Cemitério Municipal de Artur Nogueira foi invadido na madrugada desta sexta-feira (18) por vândalos. Diversas imagens de santos, vasos, crucifixos, entre outros objetos, foram retirados dos túmulos. Funcionários do local encontraram os itens amontoados próximos ao Cruzeiro, no centro do Cemitério.

A Guarda Municipal foi acionada e compareceu ao local. Os objetos foram levados para a Delegacia e a Polícia Civil suspeita de que os vândalos tentaram furtar os objetos, mas alguma coisa pode ter atrapalhado a ação criminosa. Nenhum dos participantes do delito tiveram localização até o momento.

O coveiro Antônio Carlos foi um dos primeiros funcionários que notou os danos causados ao chegar no Cemitério Municipal para trabalhar. De acordo com ele, aproximadamente 220 itens foram retirados das lápides, entre vasos, imagens, identificações com nomes e fotos dos falecidos sepultados no local. Os materiais, em maioria, eram de bronze e ferro fundido. “Quando eu abri o cemitério e entrei, logo notei muitos objetos espalhados pelo chão. É um desrespeito com quem faleceu e com as famílias”, comenta.

Edite Vicensotti e Moacir Mantovani são moradores de Cosmópolis (SP). Eles tiveram lápides de familiares danificadas no Cemitério Municipal e lamentaram o ocorrido com indignação. “Aqui estão meus pais e minha avó. Levaram uma imagem de Nossa Senhora, quebraram o piso da lápide e retiraram a foto de identificação de um deles. Ficamos muito sentidos, por que cuidamos tanto da sepultura para ficar arrumada, limpa, daí esse tipo de pessoa danifica e furta algo que significa tanto para nós, é difícil”, lamentou Edite.

A inspetora da Guarda Civil Municipal (GCM), Iraci Alves, esteve presente no atendimento da ocorrência nessa manhã. A agente informou que a corporação está em busca de pistas que levem aos autores do crime. “Eles amontoaram os objetos em um local na intenção de serem levados, mas acreditamos que não deu tempo de carregarem. Não dá para saber ao certo o que seria feito com essas peças após o furto, talvez seriam vendidas para reciclagem. Por enquanto estamos apurando junto à Polícia Civil para identificarmos os participantes do delito”, explica.

Pessoas que têm familiares sepultados no cemitério do município estão procurando o local para saberem se ocorreram danos às sepulturas que costumam visitar. O reconhecimento dos objetos subtraídos e danificados pode ser feito na Delegacia de Polícia Civil de Artur Nogueira.

Assista ao vídeo:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.