26/11/2014

Mais de 5 mil doses devem ser aplicadas durante campanha contra a raiva em Artur Nogueira

Campanha vai até o dia 9 de dezembro; veja o calendário das vacinações

Começou na segunda-feira (17) a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos de Artur Nogueira. A cidade recebeu 6 mil doses do Ministério da Saúde (MS) e tem como alvo usar 85% delas. Durante 15 dias, 18 pontos da cidade receberão um posto de vacinação. A campanha termina no dia 9 de dezembro e faz parte de um projeto do MS do governo federal que ocorre uma vez ao ano.

Todos os cães e gatos com mais de três meses devem ser vacinados, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Porém ela não poderá ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). As seringas e agulhas utilizadas na vacinação são descartáveis.

As áreas da Igreja Parada, Igreja Muniz, do Bairrinho, Venda Nova, Praça do Sacilotto I, Itamaraty, Lagoa dos Pássaros, Escola Jardim Leonor, Centro Cultural, Igreja Rezek, Praça Laranjeiras, Praça Planalto, Ginásio de Esportes, Praça Blumenau, Jardim Carolina, Parque dos Ipês, Caic e Praça Sacilotto II receberão um posto de vacinação em um dos 15 dias de campanha.

Abaixo confira a tabela dos dias, locais e horas em que a vacina estará disponível em cada área:

cronograma

Raiva

A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas como manter o animal domiciliado e evitar contato com animais desconhecidos também são importantes.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.