20/01/2017

Unicamp doa aparelho auditivo para cabeleireira de Artur Nogueira

Rosa Cabeleireira já havia perdido 70% da audição

Da redação

Fortes dores de cabeça e um constante zunido no ouvido levaram a cabeleireira Rosângela ao posto de saúde. Após uma bateria de exames realizados em Atibaia (SP) no início do não passado, ficou constatado que Rosa Cabeleireira, como é conhecida, já havia perdido 70% da audição. Embora o susto, não era novidade as reclamações feitas à Rose devido sua suposta falta de atenção em atender ligações. As conversas muitas vezes eram incompreendidas porque a cabeleireira não ouvia as palavras.

kkkkkk-1484934440

“Fui aconselhada a adquirir um aparelho auditivo senão perderia ainda mais minha audição. A Prefeitura me colocou em uma lista de espera e conseguir a tecnologia”, lembra Rosângela. Depois de quase um ano de espera, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) doou o aparelho à cabeleireira. “Foi como se outro mundo estivesse se abrindo para mim. Como estava surda e não me percebia os sons ambientes”, conta emocionada.

Dra. Patrícia, que acompanha o caso de Rosa, chama atenção para a surdez adquirida. Os sintomas costumam ser recorrentes e precisam ser avaliados para se chegar a uma causa, que em alguns momentos, podem não ser identificadas. “A surdez adquirida é uma doença literalmente silenciosa. Ela aparece sem que a gente perceba. Descobri-la e tratá-la no início fez toda a diferença”, afirma a médica especialista em otorrino.

No caso de Rosa, não há um diagnóstico efetivo para justificar a perda da audição, mas a especialista elenca que “pode ter sido o convívio durante muito tempo com o barulho do secador e algum fator hereditário desconhecido”, finaliza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.