18/08/2017

Unasp promove evento de 500 anos da reforma protestante

Encontro terá a participação do Coral Luterano de Campinas e reunirá acadêmicos, especialistas e pesquisadores das teses de Martinho Lutero no Brasil

Informe publicitário

As 95 teses publicadas por Martinho Lutero em Wittenberg na Alemanha, em outubro de 1517, certamente mudaram a história do Cristianismo em todo mundo. A publicação questionou diversos pontos ensinados pela Igreja Católica da época e, como resultado da revolução no meio cristão, influenciou outros setores da sociedade, como política e cultura. Com o passar dos anos, foi possível observar diversas ramificações no meio protestante.

Lá se vão 500 anos do início da Reforma. Pensando nisso, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizará uma semana de apresentação de trabalhos científicos que marcaram a data. O evento acontece entre os dias 19 e 25 de agosto. O encontro inédito leva o nome de “Reforma, caminhos e transformações 500 anos depois” e terá a participação do Coral Luterano de Campinas (SP), além da união de acadêmicos, especialistas e pesquisadores das teses de Martin Lutero no Brasil. Serão lembrados através de pesquisas, artigos e apresentações científicas, os fatos que marcaram o dia 31 de outubro de 1517.

Depois de meio século, perguntas e questionamentos sobre a Reforma Protestante são comuns, ainda mais em uma sociedade pós-moderna e com liberdade religiosa, como explica o organizador do evento, Fábio Darius. “É importante que nos lembremos do o que significou essa reforma para a vida política, social e espiritual dos protestantes. Muitos perderam esse espírito e o evento tenta relembrar os motivos”, relata.

Ao longo da Semana Interdisciplinar, pesquisadores, professores e estudantes de História, Teologia, Letras, Tradutor e Intérprete, Pedagogia, Rádio e TV, Direito, Mestrado Profissional em Educação, e de interessados de um modo geral, envolvendo direta ou indiretamente todos os alunos, vão discutir e reafirmar a importância da Reforma e seus desdobramentos hoje.

O coordenador do curso de história do Unasp, Helder Hosokawa, explica que o evento foi planejado há dois anos. “Percebemos que há uma sinergia muito grande entre a faculdade e a tradição da Reforma Protestante e, sendo assim, pensamos em um evento que envolvesse diversos cursos”, explica o coordenador. Além do curso de História, a produção da semana será feita pelos cursos de Teologia, Pedagogia, Letras e Música. “Teremos provavelmente um livro lançado com o conteúdo produzido no evento”, conta Hosokawa.

Outro ponto importante na opinião do acadêmico é a própria pessoa de Martinho Lutero. O coordenador explica que a colaboração dele com a parte espiritual e com a educação é grande. “Lutero queria que as pessoas tivessem acesso ao texto bíblico, a mensagem dele é de leitura, salvação, tolerância e fé junto com a racionalidade, além de mostrar que o ser humano precisa se aproximar de Deus, é sem dúvidas uma mensagem muito importante”, completa o educador.

Serão realizadas palestras, plenárias e apresentação de trabalhos em grupos temáticos. O Coral Luterano de Campinas (SP) fará um concerto especial durante a solenidade. A inscrição pode ser feitas através do site oficial do evento, sem nenhum custo ao participante. O Unasp oferece aos interessados um sistema de hospedagem dentro do campus com hotelaria e refeição.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.