30/11/2014

Uma viagem aos anos 80 em Artur Nogueira

Relembre o que agitava o munícipio ‘Berço da Amizade’ há 30 anos

Por Geso Franco de Oliveira 

O período de tempo entre 1º de Janeiro de 1980 até 31 de dezembro de 1989, ou simplesmente década de 80, foi um período marcante para a história do século 20, considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação.

Politicamente, a década de 80 se divide entre ditadura e democracia, João Baptista de Oliveira Figueiredo, 30º Presidente do Brasil, governou de 1979 a 1985 e foi o último presidente do período do regime Militar. O movimento “Diretas Já” reivindicava a volta das eleições diretas para presidente, Tancredo Neves é eleito, de forma indireta, Presidente do Brasil, porém morre antes de assumir o cargo, assume o vice-presidente José Sarney. Passamos por vários planos na intenção de conter a inflação. Também tivemos desabastecimento de produtos. Ainda politicamente falando, tivemos a fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) e em 1988 foi promulgada a nova Constituição Brasileira, que determinava a realização de eleições diretas em dois turnos para presidente no ano seguinte.

No primeiro turno, realizado em 15 de novembro de 1989, data que marcava o centésimo aniversário da proclamação da República, tivemos vinte e duas candidaturas à presidência, porém o segundo turno foi disputado entre Luís Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello que fora eleito com 35.000.000 de votos, era intitulado caçador de marajás, porém em 1992 para não sofrer impeachment, renunciou ao cargo, mas isso é outra década.

Internacional

muro-de-berlim-queda

John Lennon é assassinado nos EUA, o Papa João Paulo II sofre um atentado, nossos Hermanos Argentinos invadiram as ilhas Malvinas, o mocinho Cowboy Ronald Reagan é eleito presidente dos EUA, Margareth Thatcher vira dama de ferro do Reino Unido, o casamento do príncipe de Gales e Lady Diana é manchete no mundo, mas o maior acontecimento só aconteceria no final dos anos 80, em 1989: a queda do muro de Berlim.

Música

Ouvíamos as Bandas: Bom Jovi, Van Halen, AC/DC, Guns N`Roses, Scorpions, A´há, U2, The Police, Duran Duran, etc. Lembrei de alguns cantores entre outros nomes importantes da década: Cher, Tina Turner, Cyndi Lauper, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston.

Entre as Bandas Nacionais: RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira!, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Vinil, etc.

1.424072

Cantoras e cantores se destacaram: Simone, Marina Lima, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna, Caetano Veloso, Lulu Santos, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil, Richie, entre outros.

Entre os sertanejos: Milionário e José Rico, Chitãozinho e Xororó. Em 1982 Almir Rogerio vendeu um milhão e meio de discos com a música “Fuscão Preto”, João Mineiro e Marciano cantavam sertanejo romântico – “Ainda Ontem chorei de Saudade”.

Usávamos gírias como: xaveco, deu tilt, arrasar, chocante, numa nice, viajar na maionese, tá crowd (tá lotado), baba ovo (puxa saco) e muitas mais que até hoje ouvimos por aí.

Esportes

Seleção 1982

Em 1980 Olimpíadas de Moscou, em 1984 Los Angeles e 1988 Seul.

Em 1982, Copa do Mundo na Espanha, onde tivemos a melhor seleção de futebol de todos os tempos, porém caímos perante Paolo Rossi, em 1986 no México também não tivemos êxito. Na Formula 1 vencemos quatro vezes o mundial: três com Nelson Piquet em 1981, 1983 e 1987 e uma com Ayrton Senna em 1988, em 1989 Emerson Fittipaldi venceu as 500 milhas de Indianápolis. No basquete Hortência é eleita pela imprensa americana a “Rainha do Basquete”, em 1983 o voleibol Brasileiro em partida histórica no Maracanãzinho derrota a URSS.

TV anos 80

trapalhoes

Topo Gigio fazia a alegria da criançada como também os Flintstones, Popeye, Turma do Manda Chuva, Os Impossíveis, Spectreman, Comandos em Ação, Speed-Racer, Pantera Cor de Rosa. Na teledramaturgia tivemos sucessos como: Roque Santeiro, Agua Viva, Coração Alado, Baila Comigo, Tenda dos Milagres e Vale Tudo que fez o Brasil todo perguntar: Quem matou Odete Roitman? Entre os Seriados: As Panteras, a Ilha da Fantasia, Casal 20, A gata e o rato, os Chips, Macgyver – esse era mágico.

Eram sucessos: Perdidos na Noite, Anos Dourados, os Trapalhões, TV Pirata e TV Mulher. Entre os filmes que marcaram: ET o Extraterrestre, a série Guerra nas Estrelas – O Império Contra Ataca e o Retorno de Jedi. Outras trilogias como Indiana Jones, De Volta Para o Futuro, Stallone fez sucesso com as séries Rocky e Rambo.

Artur Nogueira nos anos 80

População estimada 20.000 habitantes.

Politica

A 8ª Administração Pública (1977/1983) ainda tinha 3 anos sobre o comando de Rubens da Silva Barros (Rubinho).

facian (4)

Cláudio Alves de Menezes realizou a 9ª Administração Pública (1983/88). Desenvolveu vários programas habitacionais, construiu escolas: Jardim Planalto e Itamaraty, melhorou muito a qualidade da merenda escolar, construiu o velório Municipal e Ginásio de Esportes.

Para a 10ª Administração Pública foi eleito Ederaldo Rossetti, que teve 1 ano dentro dos anos 80, denominou seu governo: “Coração Criança” e deu prioridade a elas, construindo cinco creches e muitas salas de aula, fatos marcantes: elaboração da “LOMAN” – Lei Orgânica do Município de Artur Nogueira, ativou o departamento de maternidade no Hospital Municipal, construiu a Lagoa dos pássaros, Balneário Municipal e represa do Cotrins, isso avançando um pouco nos anos 90.

Social – Futebol – Discoteca

No início dos anos 80, em virtude do aniversário da cidade, houve a realização da FACIAN – Feira Agro Comercial e Industrial de Artur Nogueira, em 1980 e 1982. A feira foi realizada nas dependências do Clube Recreativo Floresta e em dois finais de semana, várias empresas do comércio e indústria expunham seus produtos, todas as noites eram encerradas com shows de renomados artistas como: Chacrinha e suas Chacretes, Wilson Simonal, Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Luiz Airão, Moacir Franco, Wanderley Cardoso, Edith Veiga, etc.

facian (13)

Nesta época, no Clube R. Floresta haviam bailes de debutantes, formaturas que eram abrilhantados por grandes conjuntos musicais como: Banda do Brejo, Som Eco 2000, Super Som TA, Bazar Brasileiro, Porão 99, Grupo Som Especial, entre outros, e as pratas da casa: Orquestra Nogueirense, Heitor e banda, Apocalipse Banda Show, Duílio e sua Orquestra de Cosmópolis, e em ocasiões especiais: Casino de Sevilla, 3 do Rio, Arlei e sua Orquestra, etc. Ainda falando do Clube, todos os sábados tínhamos a deliciosa “Boatinha” comandada pela Escola de Samba Rubro Negra, que angariava fundos para o carnaval.

Foto Banda (71a)

Também me lembro dos DJs João Batista, Mussum, Paulo Airton, Aguinaldo Lopes e também lembro que o Sr. Benedito Olivério, mais conhecido como Bepe, era comissário de menores e chegou a tirar muitos menores para fora do Clube.

Rubro Negra, seja nas Boatinhas, no Futebol ou na Escola de Samba, deixou os anos 80 mais brilhantes e gostosos de viver, quem viveu esta época sabe do que falo, foram desfiles maravilhosos, na oportunidade um muito obrigado a todos da Rubro Negra.

Futebol é um assunto interminável, porém gostaria de citar este que marcou muito: foi um torneio realizado durante as festividades do aniversário da cidade, começou em abril com vários times da cidade e região, a grande final foi em 1º de maio de 1980, entre a Rubro Negra e Centro Rural de Limeira, era futebol de encher os olhos, o Estádio Municipal estava tomado de torcedores, Rubro Negra venceu por 2 x 1 com gols de Clare e Mauro Cavalinho e Jair marcou para o Centro Rural, muitos lembrarão desta decisão.

Rubro Negra 1980

Rubro Negra também foi a equipe campeã da primeira gincana aqui realizada, evento que fazia parte das festividades de aniversário da cidade e que sempre movimentou os jovens da época, que se dividiam em equipes, para citar algumas: Rubro Negra, Abutre, Tartaruga, Botafogo, Tigur, Falange e Caboclo, equipes estas que foram responsáveis pelos eventos e diversão nos anos 80.

A Equipe Caboclo foi criada em agosto de 1982 durante uma viagem de amigos a Barretos, com o objetivo de participar de gincanas. Em 1983, com cerca de 200 integrantes, sagrou-se campeã e manteve-se unida, começou a realizar trabalhos sociais, através de promoção de eventos, arrecadava fundos que eram destinados às entidades assistenciais do município e participou de outras ações maiores como “Projeto Nordestino”, enviando cinco toneladas de alimentos. Blumenau também sofria com as enchentes e esta equipe, juntamente com a empresa TEKA, enviou toneladas de roupas e alimentos não perecíveis.

Em agosto de 1983, a Caboclo realizou o primeiro Baile do Cawboy, que foi sucesso absoluto, realizado com o som da Boatinha que pertencia a Rubro Negra, membros da equipe foram até Nova Odessa onde havia um estúdio para gravar as fitas com músicas country, o Clube Floresta foi todo decorado no estilo, a cidade desde a tarde vivia o clima do baile, alguns “cowboys” chegaram a cavalo e os amarraram na frente do clube, parecia um perfeito Saloon, a cada ano o baile trazia uma novidade como bandas country, decoração estilizada, muita gente da região frequentava e vinha a caráter, certa vez tornou-se muito original, pois na madrugada houve uma briga generalizada, porém sem mortos e alguns poucos feridos e presos, lembrando que o sucesso deste baile perdurou por 15 anos, sempre no mês de agosto. A Equipe Caboclo realizou 8 Bailes do Cawboy, depois passou para a Equipe Azona que deu continuidade até 1998, lembrando que os 2 últimos foram realizados no Ginásio de Esportes.

digitalizar0019

Em meados de 1985, o Clube Recreativo Floresta (social), principal palco de lazer da cidade, promovia poucos bailes e eventos, o carnaval passava por uma transformação radical na época, trocaram a banda que tocava as marchinhas por um som eletrônico, que tocava músicas como frevo, axé, etc., como estamos falando dos anos 80 deu tilt e a maioria não aprovou a mudança, e muitos iam a Cosmópolis curtir o carnaval lá.

No final de 1985, houve mudança na diretoria do Clube. A Rede Globo exibia com sucesso a novela Roque Santeiro, a Equipe Caboclo teve a ideia de promover juntamente com o Clube um baile: “Uma Noite em Asa Branca”, nome da cidade onde se passava a trama da novela, solicitaram brindes e prêmios ao comércio para premiar quem mais estivesse caracterizado como um personagem da novela, teve gente que jamais frequentava o clube e lá estava, acreditem caracterizados, tinha várias viúvas Porcinas (papel de Regina Duarte), Dona Pombinha (papel de Eloisa Mafalda), Zé das medalhas, Toninho Jiló, Sinhozinho Malta (papel de Lima Duarte), Beato Salu e outros. O evento foi um sucesso importantíssimo na época, pois dava credibilidade ao início da nova diretoria do clube. Doravante, houve outros eventos como: Uma Noite Mexicana em razão a copa do mundo de 86, festas juninas com vários artistas, outras equipes também colaboraram fazendo promoções como: Abutre trouxe o comediante Ary Toledo, a Equipe Falange fez por vários anos o Baile do Havaí, entre outros eventos de sucesso.

digitalizar0025

Outro fato marcante se deu em 1986, pois dava as caras por aqui o cometa Halley, que a cada 76 anos passa pela terra, neste período muitos jovens passavam a noite no altão na esperança de vê-lo. Altão (hoje Jd. Sacilotto).

Cometa Halley

Discotecas

As discotecas também foram febre por aqui nos anos 80, até a boatinha do clube passou a chamar-se discoteca, mas o grande impacto foi a Sparkius, que era na rua Júlio Caetano com Maria Marson Sia, ao lado da Igreja de São Vicente de Paulo, em um antigo barracão de raspa de mandioca, os irmãos de Bruim de Holambra transformaram aquele lugar no sonho dos jovens da época. Havia luz no chão, pista de patinação, American bar, algo muito além da cidade, só se entrava em pares, lembro-me que as meninas eram disputadas já na entrada.

SPARKIUS (17)SPARKIUS (8)

Emerald hill chegou pouco tempo depois da Sparkius, localizada na avenida onde é hoje a Bike Mania, de menor tamanho, porém um luxo, sua inauguração contou com a presença de Elke Maravilha que era sócia proprietária. O nome Emerald Hill era em homenagem a égua que ganhou vários prêmios no Jockey Club de São Paulo.

Mont1

Tempos depois chegou a Moon Night, localizada na rua Duque de Caxias em frente à Praça da Fonte e ao lado da lanchonete Tabatem (hoje Loja Cybelar). No dia de sua inauguração muita gente não conseguiu entrar, tava crowd (lotado), e a rua ficou tomada de jovens. Era a febre das discotecas e Artur Nogueira tinha três em pleno funcionamento e coincidentemente algumas vezes tinha baile no Clube Floreta, tínhamos muitas opções e isso trazia muitos jovens da região, lembro-me de ver Kombi e outros carros cheio de jovens de: Americana, Limeira, Cosmópolis, etc.

10599543_10203502463140704_7398941092381430488_n Moon Night

Os Jovens da época também frequentavam outras discotecas como: ECCOS e Quéops em Jaguariúna e Edens em Cosmópolis.

Pontos de encontros

Lanchonetes: Chopp City (Pilequinho hoje), Tabatem, Espalha Fatos (Restaurante Macedo hoje). Bares: Bar do Dario (Verona), Bar do Osni, Bar do Armando, Sputnik, Dedico de Prosa, etc.

551812_509276282427952_152837677_n

Hoje os cinquentões e sessentões lembram com saudade dos anos 80 e provavelmente se tivessem a oportunidade fariam tudo novamente, os anos 80 foram marcados por uma juventude feliz, que sabia curtir a vida, e que hoje tem muitas e muitas histórias para contar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.