25/09/2015

Tubulação de esgoto entope e casa de moradora é inundada em Artur Nogueira

Segundo Rosemary, o problema ocorreu por falta de manutenção da empresa responsável pelo serviço.

Uma moradora da Rua Ernesto Tagliari, no Jardim Laranjeiras, teve a casa onde mora invadida pela água do esgoto no início desta semana. De acordo com ela, o problema ocorreu porque a tubulação da rua, de responsabilidade do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), não teve a manutenção adequada e entupiu, ocasionando o alagamento interno da residência.

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Segundo a auxiliar administrativa, Rosemary Souza Gomes Oliveira, de 42 anos, ela saiu para ir trabalhar por volta das 7 horas da segunda-feira (21) e ao retornar, às 17h20, encontrou o box do banheiro tomado pela água de esgoto. Assim que notou a situação, ela entrou em contato com o Saean, mas foi informada de que não seria possível receber o atendimento naquele horário, e teria que esperar por aproximadamente 12 horas, até o período da manhã do dia seguinte. “Eu insisti com uns quatro telefonemas porque era uma emergência. Quando foi às 18h30 a minha casa já estava tomada pela água de esgoto,” afirma.

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A moradora reside na casa com o filho, o irmão e os pais. No momento em que a água começou a invadir o banheiro, não havia ninguém na residência. De acordo com ela, o que causou o problema foi um ponto da tubulação entupida na rua, em frente à casa, gerando o excesso de água, que causou o retorno do esgoto para o ralo do banheiro. “É um problema na rua, e não nosso”, declara.

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A água que invadiu a casa de Rosemary tomou todos os cômodos e danificou criados-mudos, parte de um guarda-roupas, colchões, brinquedos, roupas e sapatos. O prejuízo da moradora foi de aproximadamente R$ 1 mil. “Vou ter que jogar tudo fora”, desabafa.

A família mora no local há 30 anos, e o problema já ocorreu três vezes em dois anos, mas desta vez, a proporção foi maior afetando toda a casa. Ainda conforme as declarações da moradora, o problema persiste porque a manutenção da tubulação da rua deve ser feita a cada seis meses.

Por conta do horário de pico, e por ser dia de semana, a moradora acredita que esses fatores agravaram a situação, porque muitos moradores do bairro estariam em casa tomando banho e abrindo torneiras. “Na tarde de sábado o ralo do banheiro também jorrou água, mas não dessa forma. Eu joguei água fervente e solucionou o problema, mas na segunda-feira, por conta do horário, havia muita gente utilizando água, então agravou a situação,” explica.

A auxiliar administrativa, que não foi trabalhar na terça-feira (22) com medo do problema ocorrer novamente, recebeu o atendimento dos funcionários do Saean por volta das 7h45. Ela acompanhou o trabalho de desentupimento da tubulação. De acordo com ela, assim que eles abriram a tampa do esgoto foi constatado que a tubulação estava entupida.

A moradora espera que após o ocorrido a manutenção da tubulação seja feita de forma prévia, para que a casa não seja alagada novamente. “Isso aconteceu comigo, mas poderia ter acontecido com qualquer um. Ficou a noite toda vazando água de esgoto aqui, eu tive que dormir na casa de um primo junto com meu filho,” afirma. Rosemary ainda se sente insegura, pois teme que o problema se repita. “Temos que ter um atendimento também no período da noite, em casos de emergência,” acrescenta.

Saean

De acordo com o Saean, esse tipo de problema acontece devido ao mau direcionamento das águas. As águas pluviais deveriam escorrer pelas sarjetas, seguindo até as galerias, mas isso não acontece em 100% das casas, sobrecarregando os bueiros e fazendo com que o esgoto retorne às casas.

Em relação ao problema ocorrido no Jardim Laranjeiras o Saean informou que as manutenções são feitas quando a rede de esgoto apresenta algum problema, não sendo possível prevê-lo antes. O atendimento ao público ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. A companhia aconselha que resíduos como óleo e gordura não sejam jogados em pias ou vasos sanitários para não comprometer o funcionamento da rede de esgoto.

Em casos de emergência fora do horário semanal de atendimento ao público, os moradores devem ligar no telefone 3877-4088 para registrar o problema. Assim que possível a companhia efetivará o atendimento.


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