27/01/2016

Tenente Alcântara deixa comando da PM de Artur Nogueira

Em comunicado exclusivo ao Portal Nogueirense, tenente se despede da cidade e faz balanço da gestão.

O comandante da Polícia Militar de Artur Nogueira, tenente Renan Alcântara deixa o cargo esta semana. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Portal Nogueirense, Alcântara participa de uma cerimônia de transição na próxima quinta-feira (28) durante audiência pública, quando será divulgado o nome do oficial que irá assumir o posto.

O tenente assumiu o pelotão de Artur Nogueira no dia 18 de agosto de 2014.

De acordo com Alcântara a saída se dá devido a demandas protocolares do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior. “Atualmente o Batalhão conta com um efetivo de tenentes que assumem outras funções nos afastamentos (férias, licenças, cargos vagos…) de capitães (posto acima do de tenente), e atualmente sou um dos tenentes mais antigos do Batalhão e, por força de Decreto, os mais antigos assumem estas funções”, explica o tenente.

Alcântara porém, apontou como positiva a possibilidade de Artur Nogueira ter um comandante que esteja na condição de poder se dedicar integralmente à função. “Com a vinda de um tenente que não tem este ônus, evita-se que o mesmo tenha que se afastar do município. É um processo natural no Oficialato e também calha de ser uma oportunidade de outros comandantes, com outras visões desenvolverem o trabalho na cidade”.

Evento de transição acontece às 19 horas desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Vereadores, durante audiência pública da PM, que discute e apresenta os dados estatísticos referentes à criminalidade no município.

O tenente destacou a receptividade que teve no município, tradicionalmente conhecido como ‘Berço da Amizade’, as relações que estabeleceu durante os 17 meses em que permaneceu no cargo. “Aqui deixarei amigos e com certeza voltarei a cidade, seja a serviço ou a lazer”.

5

Queda na criminalidade

Apesar de um fortalecimento na cobertura policial realizada pelos veículos de comunicação, os últimos dois anos foram marcados por uma queda nos índices de criminalidade, apontados inclusive pelo próprio Portal Nogueirense. No primeiro semestre de 2015, por exemplo, a queda foi de 18% no número de ocorrências criminais, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Para o tenente Alcântara, os números representam uma importante conquista. “Conseguimos executar um policiamento preventivo que diminuiu em muito os número de delitos; furtos outros é um exemplo: diminuímos de mais de 1.200 casos em 2013 para menos de 790 casos em 2014 e tal número se manteve em 2015; roubos outros diminuímos de 164 casos em 2013 para 107 casos em 2014 e menos de 90 casos no ano passado”.

Perfil

Nascido em 1979 na grande São Paulo, aos cinco anos se mudou para Santa Bárbara D´Oeste e depois para Americana, cidade onde viveu a maior parte do tempo. Desde criança, Alcântara sempre teve fascínio por ser policial e por isso, aos 20, ingressou na Guarda Municipal de Americana, onde permaneceu até o início de 2004 quando foi admitido na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Antes disso, o homem, que se tornaria tenente havia trabalhado como vendedor de sorvete e camelô.

Quatro anos depois, em 2008, o sonho ficou completo e o paulistano concluiu o Bacharelado em Ciências Policiais de Ordem e Segurança Pública, sendo declarado Aspirante a Oficial, ingressando no Batalhão de Americana.

Alcântara também coleciona dezenas de medalhas e troféus como corredor. O tenente já participou de centenas de corridas se tornando destaque inclusive em maratonas. Uma delas, ocorrida em Santa Catarina você pode conferir aqui.

Relembre a primeira entrevista com o tenente

ENTREVISTA: Tenente Alcântara fala sobre segurança em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.