03/03/2023

Técnicas do Saean explicam presença de aguapés no Balneário Municipal

Profissionais esclareceram que a presença de aguapés não deve ser um fator de preocupação do nogueirense

Da redação

Técnicas do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira – SAEAN – explicaram a presença dos famosos ‘aguapés’ no Balneário do município e local que é um dos três pontos de captação de água para tratamento e distribuição aos moradores.

Com nome técnico de macrófitas aquáticas, a presença delas na água acaba causando insegurança na população e, por esse motivo, as profissionais esclarecem: “Não está caindo esgoto de forma alguma na Prainha. São feitas análises diariamente. O laboratório do controle de qualidade trabalha de segunda a sexta e, havendo necessidade, aos fins de semana, 24h por dia. Nós acompanhamos todas as análises físico-químicas que estão lá.”

Sobre qualquer rumor a respeito de um falso despejo de esgoto no local, Jaqueline Adorno, que é Chefe de Laboratório do SAEAN garante: “Qualquer despejo de esgoto, qualquer acometimento de derramamento anormal já é percebido pelos padrões que temos, pelo histórico do local. Estamos sempre em contato com a equipe de monitoramento de esgoto, estamos sempre em uma constante busca no local e podemos garantir que não existe esse tipo de atividade anormal por lá”.

Sobre a qualidade da água Jaqueline também pontua que não há problemas “A água que é distribuída segue com qualidade. Nós garantimos a qualidade”.

Sobre a estiagem, junto de Jaqueline, Iolene Magalhães, que é responsável pelas redes e pelo tratamento de água afirmam que houve, em novembro de 2022, uma pausa na captação pelo exclusivo fato de a falta de chuvas ter baixado muito o nível de água do local: “Houve uma diminuição brusca do volume de água naquela época, momento que precisou parar de captar essa água, somente pela diminuição do volume hídrico. Hoje, não está caindo o esgoto, voltamos a afirmar” explica.

Para finalizar, as profissionais ainda esclareceram que a presença de aguapés não deve ser um fator de preocupação do nogueirense: “Elas formam uma lâmina e como plantas, elas também realizam fotossíntese, embora o seu organismo seja diferente. Funcionam como um filtro.  Toda ela está retirando a sujidade. Estamos vendo melhoras na qualidade de água. Esse tipo de vegetação até ajuda” finalizou.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.