07/05/2024

Taça das Favelas de Artur Nogueira começa no próximo sábado

Na última sexta-feira (03), a equipe organizadora realizou o sorteio de grupos das 12 equipes participantes e definiu jogos da primeira rodada

Sorteio dos grupos e disputas por rodada foi realizado na Praça Céu das Artes (FOTO: Arquivo pessoal Ednaldo Moreira)

Da redação

A Taça das Favelas de Artur Nogueira está prestes a começar. Na última sexta-feira (03), a equipe organizadora realizou o sorteio de grupos das 12 equipes participantes, que já se estão se preparando para a cerimônia de abertura, prevista para acontecer no sábado (11).

O campeonato reunirá atletas de 14 a 17 anos em confrontos de futebol de campo. Na categoria feminina, os times representando os bairros Blumenau, São João dos Pinheiros, Vila Nogueira e Vista Alegre lutarão pelo primeiro lugar. Enquanto na categoria masculina, oito times estarão em disputa: CDHU, Conservani, Itamaraty, Jardim Planalto, Parque das Palmeiras, São João dos Pinheiros, Sacilotto II e Vista Alegre.

Confira o cronograma da primeira rodada de jogos:

Masculino
Sábado, 11 de maio – 16h
Jardim Planalto x CDHU

Domingo, 19 de maio – 16h
São João dos Pinheiros x Sacilotto II

Domingo, 26 de maio – 16h
Conservani x Vista Alegre
Parque das Palmeiras x Itamaraty

Feminino
Sábado, 11 de maio – 14h30
São João dos Pinheiros x Blumenau

Sábado, 19 de maio – 14h30
Vila Nogueira x Vista Alegre

Oito equipes masculinas e quatro femininas participarão do torneio (FOTO: Arquivo pessoal Ednaldo Moreira )

As inscrições foram realizadas entre 26 de fevereiro e 3 de março, seguidas por peneiras internas entre 6 de março e 4 de abril para selecionar os jogadores. Após a entrega da documentação das equipes em 27 de abril, o sorteio dos grupos ocorreu em 3 de maio.

A cerimônia de abertura da primeira Taça das Favelas de Artur Nogueira está programada para 11 de maio, junto com o início dos jogos das duas categorias, que serão sediados no Estádio Municipal de Artur Nogueira. O cronograma de jogos está marcado para encerrar em 22 de junho, com a final da categoria feminina, e em 30 de junho, com o último jogo da categoria masculina.

Cerimônia de abertura será seguida por jogos das categorias feminina e masculina (FOTO: Arquivo pessoal Ednaldo Moreira)

Expectativa

Um dos times inscritos no campeonato contou ao Portal Nogueirense qual a expectativa para o torneio. Dyeno Cardoso, técnico do time feminino Barcelona, que representará o bairro Blumenau, expôs que espera encontrar boas equipes na Taça das Favelas e que almeja confrontos equilibrados.

Treinador Dyeno de Sá é técnico da equipe representante do bairro Blumenau e atletas Amanda, Alessandra, Mirian e Sabrina (FOTO: Arquivo pessoal Dyeno Cardoso)

Quanto a preparação de sua equipe, afirma que o futebol de campo é novo para as atletas. “Essa modalidade nunca existiu em Artur Nogueira. Vai ser tudo novo para nós. Fizemos alguns amistosos para nos prepararmos, tiramos bons resultados, mas buscamos algumas meninas mais experientes para ajudar a compor a equipe. Todo campeonato é igual, não pode faltar vontade e fé que, se Deus quiser, vamos chegar no objetivo”, explicou.

Desafios e oportunidades em Artur Nogueira

Artur Nogueira enfrenta questões peculiares em relação à realização de um torneio com o nome de “favelas”. Apesar de não possuir extensas áreas caracterizadas como tal, essa designação tem suscitado dúvidas entre os moradores.

Ednaldo Moreira, coordenador da Central Única das Favelas (CUFA) de Artur Nogueira, posicionou-se sobre esse tema e destacou a presença de bairros com necessidades específicas na cidade, esclarecendo que o propósito do campeonato é oferecer oportunidades esportivas para crianças e jovens. “Embora não usemos o termo ‘favela’ aqui, temos comunidades”, afirmou Moreira.

Ednaldo coordena a Central Única das Favelas (CUFA) de Artur Nogueira (FOTO: Portal ON)

Ele também salientou que o torneio representa uma vitrine para os talentos locais que almejam uma carreira no futebol profissional, já que a Taça das Favelas atrai olheiros e agentes do mundo esportivo. “Onde os nossos ‘moleques’, que são bons, teriam a chance de vivenciar isso se não fosse a Taça das Favelas?”, concluiu Ednaldo.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.