28/10/2016

Sistema de prontuário eletrônico já é uma realidade em Artur Nogueira

Verbas federais só serão enviadas aos municípios que se adaptarem a plataforma

Daniela Fernandes

Segundo o Ministério da Saúde (MS), Artur Nogueira é uma das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que se adequou à plataforma digital de prontuários médicos. O sistema é destinado a organização de dados da Atenção Básica em nível nacional e faz parte da estratégia e-SUS.

O secretário de saúde de Artur Nogueira, Dr. Flávio Almeida, explica que o processo de implantação passou desde a adequação dos computadores, rede e sistema até a capacitação dos funcionários. E, acrescentou que a substituição do prontuário manual para o digital possibilita o acesso do histórico do paciente em outros municípios. “Caso a pessoa receba atendimento de emergência ou urgência em outros locais, o médico poderá abrir o prontuário e, assim, diagnosticar com maior precisão”, esclarece.

Além do acesso a dados em outras unidades de saúde, através da plataforma é possível acompanhar resultado de exames, disponibilidade de medicamentos e, até mesmo, o registro de visitas de agentes de saúde.

A técnica em enfermagem da Unidade de Saúde Familiar (USF) do bairro Bom Jardim, Jeane Ferreira, acredita na funcionalidade da plataforma eletrônica. “Após a adoção do prontuário digital, a visibilidade dos pacientes aumentou e, consequentemente, o trabalho dos agentes de saúde também. Facilitou e acelerou todos os processos médicos”, realça.

Cenário nacional

De acordo com o MS, no Brasil, 24% das cidades utilizam o sistema eletrônico em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já os outros 76% ainda fazem os registros históricos de pacientes mediante papéis.

A data limite para implantar o prontuário eletrônico é dia 10 de dezembro 2016. Caso não seja cumprida a exigência, o município não receberá verbas federais para o investimento na área de pediatria e em programas como Saúde da Família que acontecem na rede básica – o denominado Piso de Atenção Básica (PAB) Variável.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.