21/03/2012

Exemplos no Dia Internacional da Síndrome de Down

Síndrome não impede desenvolvimento humano

Aos 52 anos de idade, um morador do Jardim Vista Alegre, em Artur Nogueira, dá uma verdadeira lição de vida e superação. Sempre alegre e espontâneo, Nelson Pereira da Silva realiza o seu maior sonho: começar a estudar depois de adulto.

Não muito longe dali, uma pequena nogueirense dá os primeiros sinais de vida. Aos 57 dias, Nicolly Oliveira Peixoto mora no Jardim Sacilotto ll e já demonstra gostar de brincar, sem dispensar uma boa soneca.

Tanto Nelson quanto Nicolly possuem Síndrome de Down e, nos próximos dias, se tornarão colegas, quando a bebê passar a ser assistida pela Apae de Artur Nogueira.

Até o final do ano passado, Nelson vivia com o pai, de 97 anos de idade, em uma casa de Campinas. Após a morte paterna, Nelson se mudou para Artur Nogueira onde vive atualmente com o irmão e a cunhada. “Ele tinha o sonho de ir para a escola, mas nunca teve a oportunidade. Hoje, após cerca de seis meses frequentando a Apae já podemos perceber grandes mudanças na pronuncia de palavras e no seu desenvolvimento físico e pessoal”, afirma o irmão de Nelson, Geraldo Pereira da Silva.

Nelson gosta de dar risada. Muito brincalhão, adora tocar seu violão e pandeiro para os amigos e familiares. Torcedor assíduo do Corinthians fica bravo quando alguém o provoca com outros times. “Percebemos que ele é muito mais feliz do que algumas pessoas que vivem por aí”, afirma a cunhada, Maria Donizete.

Quando descobriu que o bebê que esperava tinha Síndrome de Down, a mãe de Nicolly levou um susto. “Eu não sabia muito bem o que era e fiquei assustada. Hoje, eu e meu marido somos muito felizes com a filha que temos. Ela é tudo para mim”, afirma a mãe, Maria Elenice de Oliveira.

Das 153 pessoas que frequentam a Apae de Artur Nogueira, 21 possuem Síndrome de Down e recebem atendimento de Neuropediatra, Fisioterapia, Fonoaudióloga, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Dentista e salas de aula e oficinas com professores especializados.

A Síndrome

Segundo a Fundação Síndrome de Down, a síndrome é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21. Uma alteração genética que afeta o desenvolvimento do individuo, determinando algumas características físicas e cognitivas.

A Data

O Dia da Síndrome de Down foi lembrado na última quarta-feira (21), em todo o mundo. A data foi proposta pela Down Syndrome International porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21.

Feliz, ao meio da cunhada e do irmão, Nelson pode realizar seu sonho: ir para a escola

“Minha filha é tudo para mim” – diz, orgulhosa, a mãe de Nicolly 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.