29/11/2017

Sicredi promove encontro para estimular liderança entre mulheres

Cerca de 200 participantes se reuniram em Curitiba para debater e incentivar o protagonismo feminino

Informe publicitário

Nos dias 13 e 14 de novembro, Curitiba recebeu o 1º Summit dos Comitês Mulher, evento promovido pelo Sicredi para reunir, empoderar e incentivar as lideranças femininas em suas cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as participantes estavam mais de 200 dirigentes, gerentes, coordenadoras de núcleo e associadas das cooperativas Sicredi, que debateram o tema ativamente, trazendo experiências próprias e compartilhando ideias. Também participaram do evento as integrantes do Sister Society Brasil – grupo de mulheres que faz parte da Global Women’s Leadership Network (Rede Global de Mulheres Líderes).

Com uma programação que mesclou palestras e atividades práticas, o encontro trouxe Gisele Gomes, que é membro da Sister Society Brasil. Ela abordou a importância da sororidade, conceito que aborda a união e a empatia entre mulheres para alcançar desafios em conjunto. “Se não nos ajudarmos e nos unirmos, lutaremos sozinhas uma batalha que é de todas”, afirmou.

Em seguida, a ex-consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, falou sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, na família e como o empoderamento feminino deve começar em cada uma das participantes. “É importante sabermos que estamos aptas a ocupar o lugar que queremos, seja em casa ou no trabalho. Optar por sermos protagonistas da nossa história depende primeiramente das mulheres”, explica Alexandra, que também contou sobre episódios de discriminação racial que teve que superar em diferentes países.

O evento também contou com a participação de nomes expressivos no cenário internacional sobre liderança feminina no cooperativismo de crédito, como as norte-americanas Susan Mitchell e Jane Woods, membros da Rede Global de Mulheres Líderes, a primeira plataforma internacional dedicada a buscar a equidade de gênero nas lideranças das cooperativas de crédito e a estimular o acesso das mulheres aos serviços financeiros ao redor do mundo.

Para Susan, a importância das cooperativas de crédito está na capacidade que elas têm de mudar a vida das pessoas, assim como de alterar o cenário desigual no qual que homens e mulheres se encontram na liderança executiva. “O mais importante aqui é que todos compreendam que essa equidade que buscamos não diz respeito à questão de homens ou de mulheres, e sim a uma questão humana. E reconhecemos a importância do trabalho desenvolvido pelo Sicredi e desta iniciativa, e é um trabalho maravilhoso. Não vemos nada como o que vocês têm aqui quando viajamos pelo mundo” afirmou Susan Mitchell.

Jane Woods, que é vice-presidente e diretora operacional da Wescom, cooperativa de crédito localizada na Califórnia (EUA), ressalta que a real mudança começa na postura de quem já ocupa cargos de liderança. “Escolha seu chefe com cuidado, para que vocês tenham visões alinhadas, que busquem principalmente respeito e equidade de gênero, seja ele homem ou mulher” concluiu Jane.

A última palestra do primeiro dia de evento ficou por conta da jornalista e publicitária Ana Fontes. Após um grande período no mundo corporativo, Ana foi discriminada por ser mulher quando concorria a uma vaga, num processo seletivo interno. Segundo o diretor, o seu currículo era perfeito, mas por ser mulher, não atendia ao perfil da vaga.

Ana conta que a partir desse momento, uma chave virou dentro dela e, em 2010, ela criou a Rede Mulher Empreendedora, dentro do “Programa 10 mil Mulheres da FGV”, importante instrumento de fomento ao protagonismo feminino no universo empreendedor. Atualmente, a Rede Mulher Empreendedora conta com 300 mil pessoas cadastradas. “Educação empreendedora não diz respeito apenas a abrir pontos de negócios, tem a ver com assumir o protagonismo da sua história. Quando as mulheres são donas do seu próprio dinheiro, elas são donas da própria vida” ressaltou Ana Fontes.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.  Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.  


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.