18/11/2011

Secretário Municipal de Saúde traz novidades de Brasília

Entre os dias 8 e 9 de novembro, o secretário de Saúde de Artur Nogueira, Dr. Flávio Almeida, esteve em Brasília participando do lançamento de programas e projetos relacionados à Saúde Pública. No primeiro dia, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, houve o lançamento do programa Melhor Em Casa, com presença da presidente do […]

Entre os dias 8 e 9 de novembro, o secretário de Saúde de Artur Nogueira, Dr. Flávio Almeida, esteve em Brasília participando do lançamento de programas e projetos relacionados à Saúde Pública.

No primeiro dia, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, houve o lançamento do programa Melhor Em Casa, com presença da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, do Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, entre outras autoridades do país.

O programa será implantado em grande parte das cidades do Brasil e consiste em dar atendimento domiciliar as pessoas doentes e acamadas, através da capacitação de uma equipe de profissionais da Saúde, daí o nome ‘Melhor em Casa’.

“Decidimos oferecer o tratamento domiciliar para humanizar o serviço público de Saúde. Vamos atender, em suas próprias casas, os doentes crônicos, os pacientes que estão em recuperação de cirurgias e as pessoas em processo de reabilitação motora”, explicou a presidente.

Dilma ainda ressaltou que iniciará com cem municípios, mas até 2014 pretende alcançar o número de mil cidades.

“Já é do conhecimento que o paciente tem um maior índice de melhoria quando está no conforto de seu lar e de sua família e com isso o resultado do tratamento torna-se mais rápido e melhor. Os leitos dos hospitais e Prontos-Socorros também terão uma menor rotatividade, diminuindo assim o índice de infecção hospitalar”, afirma o secretário de Saúde de Artur Nogueira.

A equipe multidisciplinar será montada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogas, entre outros. O projeto também deverá assistir inicialmente 60 pacientes acamados por equipe.

“Colocamos nosso município a disposição para ser um dos cem primeiros e ficaremos muito felizes se formos escolhidos. Temos feito o possível para conseguir melhorias e isso está dando certo”, afirma Almeida.

No dia 9 foi anunciada a escolha do município de Artur Nogueira para ser um dos primeiros do Brasil a receber a tecnologia do Cartão Nacional de Saúde. “Há mais de um ano estamos trabalhando em um projeto de informatização da Saúde Pública nogueirense e através de um importante projeto feito por esta secretaria fomos agraciados e escolhidos para sermos um dos primeiros municípios a receber esta ação”, diz o secretario.

Com a adesão do Cartão Nacional de Saúde, o paciente não terá mais que usar vários cartões, como sempre aconteceu. “Todos os cartões, como da Unidade de Saúde, Posto de Saúde, Centro de Especialidades será unificado em apenas em um cartão magnético, que será aceito em todas nossas unidades”, afirma Almeida.

A Secretaria Municipal de Saúde acredita que até inicio de janeiro a tecnologia dos cartões já terá chegado em Artur Nogueira.

Dr. Flávio Almeida junto com Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.