10/03/2017

Secretário de Saúde confirma que 200 crianças passaram mal em Artur Nogueira

Zeedivaldo Miranda não descarta que infecções foram causadas por merenda escolar

Da redação

O secretário Municipal de Saúde Zeedivaldo Miranda confirmou no início da tarde desta sexta-feira (10) que mais de 200 crianças passaram mal em Artur Nogueira. Segundo o também médico, a causa do fato pode estar ligada a propagação do rotavírus, que é um tipo de vírus que atinge o sistema digestório e provoca um processo inflamatório. Miranda frisa que o período de calor e a aglomeração de crianças em escolas e creches são fatores determinantes no aumento da propagação do agente infeccioso. Contudo não há, ainda, confirmação oficial da causa da enfermidade.

zeedivaldo (3)-1489159900

Nos últimos dez dias, houve um aumento no número de crianças atendidas no Pronto-Socorro. Precisamente, nos últimos três dias, os jovens apresentaram sintomas como vômito, diarreia e febre. O ápice do atendimento ocorreu nesta última quinta-feira (9) no Hospital Bom Samaritano. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os casos ocorreram em várias unidades educacionais do município, e não apenas no Caic e na Creche Belizário Neves.

Indagado sobre o alto índice de crianças doentes que estudam no Caic, Miranda confirmou que houve de fato mais incidência entre esses estudantes. E, acrescentou que não foi descartada a possibilidade das infecções advirem da merenda escolar; entretanto, destaca que a primeira hipótese é o rotavírus.

zeedivaldo (2)-1489159898

“Fizemos a triagem pela Vigilância. Colhemos materiais de água, alimentares e proctológicos para ver se fechamos o diagnóstico. Se houver um diagnóstico diferente do que achamos que seja o rotavírus ou não, serão tomadas algumas medidas de orientação e prevenção junto às famílias”, explica o secretário a cerca das decisões tomadas após o incidente. O rotavírus, segundo Miranda, atinge não apenas crianças porém da mesma forma os adultos. “O fato é que as crianças possuem um sistema imunológico frágil e, por isso, ficam mais debilitadas e sofrem mais”, explica

As aulas não serão suspensas no período da tarde por decisão da Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Educação.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.