04/11/2014

Secretaria de Saúde nebulizará áreas contra a proliferação de pernilongo em Artur Nogueira

Ação teve início hoje e tem como objetivo diminuir e controlar a incidência do mosquito

A Secretaria de Saúde através da Vigilância em Saúde (VISA) irá a partir de hoje, terça-feira (4), nebulizar as áreas verdes e avenidas arborizadas de Artur Nogueira. O objetivo da ação é diminuir e controlar o mosquito “Culex”.

Culex é um gênero de mosquito popularmente conhecido como pernilongo. Tendo uma grande variedade de espécies, o mosquito procria em áreas urbanas e lugares com águas poluídas. A espécie pode ser vetor de algumas doenças como a elefantíase, mas só traz riscos na região do Norte e Nordeste do país.

Anopheles arabiensis

Segundo o médico e mestre em Biologia, Arício Xavier Linhares, o pernilongo é uma praga comum das cidades. “Por estar começando a chover, o ambiente se torna propício para a proliferação deste mosquito. O único risco que ele pode causar aqui em nosso estado é transmitir uma doença para os cachorros. Mas para as pessoas não tem com que se preocupar”, explica o professor titular da Unicamp.

De acordo com o coordenador da VISA, Alexandre Scatena, o mosquito vêm causando desconforto para a população. “As condições são favoráveis para este mosquito, por isso estamos realizando essa ação. Por ser uma praga e ter incomodado os nogueirenses vamos nebulizar as áreas com maior índice”, explica Scatena.

Ainda conforme Linhares a limpeza de córregos e a diminuição da poluição de águas são algumas das medidas que o município pode tomar para evitar a proliferação. Além disso, ele acrescenta dizendo que essa iniciativa deve ser da prefeitura.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.