28/12/2016

Saiba como manter a calma do seu cachorro durante os fogos de Réveillon

Especialista de Artur Nogueira ensina truques para ajudar seu cachorro a lidar com a fobia de fogos de artifício

O medo de fogos de artifício é uma fobia muito comum em cães. O Réveillon é uma época temida por eles e seus donos. Até mesmo os mais equilibrados e confiantes podem se assustar com o barulho repentino e clarões causados pelos fogos. A boa notícia é que temos algumas dicas para você ajudar o seu cão a passar com mais tranquilidade o período de festas.

cao-fogos-de-artificio-1482945691

Confira as dicas:

Você terá que dedicar um pouco do seu tempo antes da virada do ano, ou seja, precisa fazer seu cão se acostumar com o som dos fogos. Siga esses passos:

  • Encontre um vídeo de fogos de artifício;
  • Coloque este vídeo várias vezes por dia para ele ouvir o mais baixo possível;
  • Associe o som dos fogos com algo que o cão goste (petisco preferido, brinquedo, cafuné ou escovação);
  • Comece a aumentar o volume do som com o passar dos dias, sempre associando às coisas que ele gosta;
  • Se em algum momento o cão apresentar sinal de medo, abaixe o volume até o ponto em que ele se sinta confortável;
  • Repita o processo quanto for necessário.

Durante a virada de ano, não mude seu comportamento. A maioria das pessoas tende a mimar e acolher seus cães quando eles estão com medo. As pessoas fazem mais carinho que o normal, abraçam e falam com voz doce – isso só reforçará o medo.

Tente não reagir aos fogos. Se você demonstrar prontidão logo antes dos fogos, por conta do medo do seu cão, isso só irá piorar o que ele sente. Você ira aumentar a ansiedade dele.

Faça o possível para camuflar o som dos fogos: ligue o rádio ou a TV, feche as janelas, ligue o ventilador ou ar condicionado. Não force seu cão a nada. Se ele se esconder em baixo da cama, deixe. Não obrigue ele a fazer o que não queira.

Consulte o veterinário de sua confiança. Ele poderá recomendar algum medicamento ou até mesmo um tratamento homeopático.


IMG_772a8-1469713392Leopoldo Ferreira de Camargo é médico veterinário, pós graduado em Odontologia de Pequenos Animais pela Universidade de São Paulo (USP).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.