01/09/2016

Saiba como denunciar a violência contra os idosos em Artur Nogueira

Município conta agora com Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Da redação

Artur Nogueira agora possui uma nova ferramenta que atuará em prol da segurança da pessoa idosa. É o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, projeto amparado pela lei municipal n° 3.260/2015. Por meio de telefone, o Conselho irá receber denúncias que relatem possíveis atos de violência contra o idoso.

De acordo com a Prefeitura, a violência contra o idoso pode ter seis diferentes classificações. São elas:

Física: Inclui abuso físico, maus tratos físicos, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas (ex. facas, estilete) e armas de fogo.

Negligência/abandono: Negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma de violência que se manifesta pelo desamparo e ausência de cuidados pela família, estado e sociedade.

Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.

Econômico-financeira e patrimonial: Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Auto infligida e autonegligência: Refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.

Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.

Telefones:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): (19) 3877-4402

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Artur Nogueira: (19) 3827-9704 ou (19) 3827-9727

Disque Denúncia Nacional: 100

Polícia Militar: 190

Guarda Municipal: 153


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.