06/12/2017

Projeto Retreta abre 500 vagas para 2018 em Artur Nogueira

Projeto de musicalização tem apoio da Prefeitura Municipal

Da redação

O Projeto Retreta, da Corporação Musical 24 de Junho de Artur Nogueira, está com inscrições abertas para 2018. O projeto, que alcança crianças e adolescentes da cidade, está oferecendo 500 vagas para aulas dos mais variados tipos de instrumentos musicais. A intenção da organização é que, entre a Sede do Retreta e as unidades escolares, cerca de 1100 alunos sejam alcançados pelo projeto no início do próximo ano.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer à Sede do Retreta, localizada na rua Adhemar de Barros, no centro (antigo prédio da Delegacia), com fotocópia de documentos pessoais, uma foto 3×4 recente, comprovante de residência atual e, em caso de menor de idade, certidão de nascimento. As inscrições acontecem até o dia 14 de dezembro das 9h às 17h.

Além da documentação, é preciso levar cinco quilos de alimentos não perecíveis por pessoa para fazer a inscrição. Estes alimentos serão destinados a instituições de caridade do município.

De acordo com o maestro Ricardo Michelino, responsável pelo Retreta, o projeto tem transformado vidas. “Já atendemos milhares de alunos em Artur Nogueira. Pessoas de todas as idades que descobriram um talento ou que foram tocadas pelo poder inspirador da música. Isso nos motiva a continuar nosso trabalho todos os dias”, declara o maestro.

Em caso de menor de idade, o responsável deve ir até a sede para assinar a ficha de inscrição. É necessário ainda que o aluno esteja alfabetizado.

Atualmente, o projeto oferece aulas dos instrumentos: Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Clarineta, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Bombardino, Tuba, Violino, Viola de Arco, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Percussão Sinfônica, Percussão Corporal, Teoria Musical, Musicalização Infantil, Canto Coral, Piano e Violão.

As aulas são realizadas com o apoio da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira. Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo Edesio Lopes, o Projeto Retreta é uma importante ferramenta cultural e social. “Gostaria de relevar a importância das oficinas culturais que a Secretaria de Cultura e Turismo vem trazendo ao município. Graças ao investimento que nosso prefeito Ivan Vicensotti e da nossa vice, Zezé da Saúde, fizeram em nossa Cultura, tivemos a contratação de mais professores para o Projeto Retreta, além de termos conseguido aumentar a quantidade de horas trabalhadas de alguns professores. Por este motivo, abriremos mais 500 vagas para 2018. Nossa intenção é expandir o projeto, como tem sido feito, afinal a musicalização e a inclusão social se fazem de grande importância para a fomentação da nossa cultura”, defende o secretário.

Maestro Michelino ao lado do secretário Edesio – uma parceria que tem rendido bons frutos

Projeto Retreta

O Retreta é um projeto desenvolvido pela da Corporação Musical 24 de Junho, famosa ‘Banda’ de Artur Nogueira, coordenado pelo maestro Ricardo Michelino. Em cerca de sete anos de fundação, o Retreta já atendeu mais de 4 mil alunos.

O projeto incentiva o início e a prática da musicalização entre pessoas de todas as idades, tendo como prioridade alunos da Rede Municipal de Ensino.

Corporação 24 de junho

Fundada em 24 de junho de 1924 por Daniel Cezário de Andrade, que presidiu a ‘Banda’ até 1935, a Corporação não possuía um espaço próprio no início, e as reuniões eram realizadas na Praça do Coreto, no centro da cidade.

Em 1950, a instituição ganhou o próprio espaço, onde foi reformado em 2010 e reinaugurado no mesmo ano. O trabalho realizado na Corporação só é possível com a união de voluntários, entre eles diretores, professores, alunos e pais.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.