19/09/2015

Responsáveis pela Segurança de Artur Nogueira falam sobre índice de criminalidade e ações para frear onda de furtos

ENTREVISTA: Secretário de Segurança, presidente do Conseg, delegado e tenente da Polícia Militar respondem aos principais questionamentos da população nogueirense

segurança
Alcir, Denisar, Pozeti e Alcântara: o desafio de diminuir os crimes em Artur Nogueira

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, apenas três dos 60 roubos cometidos no primeiro semestre de 2015 em Artur Nogueira foram solucionados. O número causou uma sensação de impunidade, aumentando o medo e a desconfiança da população quanto ao desempenho dos agentes da segurança pública no município.

O Portal Nogueirense conversou esta semana com as quatro lideranças do município responsáveis pela ordem para entender o que acontece na cidade. Foram entrevistados o delegado Marco Antônio Pozeti, o secretário de segurança Alcir Caetano; o comandante da Polícia Militar de Artur Nogueira, tenente Renan Alcântara; e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Denisar Franco. Para eles é claro: o que falta em Artur Nogueira é efetivo.

IMG_9577a

Marco Antônio Pozeti
Delegado de Polícia de Artur Nogueira

Artur Nogueira conta com quantos investigadores? [Pozeti] Atualmente em nosso quadro contamos com apenas dois Investigadores de Polícia, número muito abaixo do necessário. Essa cidade comportaria hoje confortavelmente dez profissionais na área de investigação. Não posso dizer que dez seria o número ideal, mas com certeza promoveríamos uma quantidade e qualidade de serviço muito melhor. Também não devemos esquecer que a Polícia Civil não sobrevive só de Investigadores, pois ainda existem a administração da Delegacia, os Inquéritos Policiais, as Ordens de Serviço, as Intimações, as Escoltas, os Plantões e muitos outros detalhes que necessitam de outros profissionais que não apenas os Investigadores da Polícia, tais como os Escrivães de Polícia, os Agentes Policiais, os Auxiliares Administrativos, Agentes de Telecomunicação e outros, que se formos entrar nesse seara aí sim verificaremos que a defasagem de pessoal é muito grande. Temos a grata possibilidade de trabalhar com convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Artur Nogueira e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, onde nos são cedidos funcionários.

Qual a maior dificuldade que o senhor enfrenta como delegado em Artur Nogueira? [Pozeti] Esbarramos na falta de pessoal, na reposta anterior, onde apresentei o quadro e a necessidade de supri-lo com urgência, atualmente é essa a maior dificuldade encontrada na cidade de Artur Nogueira. Isso para uma boa atuação da Polícia Judiciária (Polícia Civil), ou seja, a Polícia Investigativa.

Apenas 5% dos casos de roubo registrados no primeiro semestre deste ano em Artur Nogueira foram solucionados. Por que este número é tão baixo? [Pozeti] Novamente nos vemos às voltas com a falta de pessoal. Existe determinado número de delitos de autoria desconhecida, dentre eles o roubo. Não vou comentar a porcentagem, pois não a tenho, não sei de onde veio os 5% mencionados, assim, a parcela dos delitos que não são impedidos têm que ser investigados. Com limitação de profissionais existe a limitação de atuação. É uma simples questão de aritmética.

O senhor é um delegado experiente que já atuou em grandes cidades. Como avalia a Segurança Pública e os índices de criminalidade de Artur Nogueira comparados a outros municípios? [Pozeti] Em primeiro lugar não sei se sou tão experiente assim, mas sim, trabalhei em vários locais, inclusive por alguns anos na capital. A Segurança Pública não pode ser avaliada em micro, mas sim em um macro universo. Nesse quesito não podemos nos deter ou reter apenas na cidade de Artur Nogueira. Os problemas são mais complexos e infinitamente grandes, mas são solúveis, se não, pelo menos administráveis. Contudo, me limito nessa resposta. Comparar cidades também é uma tarefa ingrata, uma vez que cada qual tem a sua peculiaridade, que nunca é igual. Seja pela sua geografia, pelo seu tamanho, população, tenda per capita, política, cultura, esporte, lazer, indústria, agricultura, subsistência e tantos outros fatores. Entretanto posso dizer que Artur Nogueira possui os índices de criminalidade compatíveis com a magnitude da cidade. Aumentaram? Os mais antigos, os anciões, os nogueirenses de berço notaram diferença, com certeza sim, contudo trata-se de um ônus do desenvolvimento. Não é certo e nem deve ser aceito, sim combatido. Isso com o auxílio das forças públicas, sejam Municipais, Estaduais ou Federais, mas principalmente com o apoio da própria população do local.


IMG_4893

Alcir Caetano
Secretário de Segurança Pública de Artur Nogueira

O que a Guarda Municipal tem feito para combater a criminalidade em Artur Nogueira? [Alcir] Intensificando, especialmente, o patrulhamento ostensivo em bairros com altos índices de furtos à residências. A GM trabalha diariamente, 24 horas por dia, com o objetivo de reforçar a segurança em toda a cidade e também apoiar as ações das polícias Militar e Civil. Trabalhamos de forma integrada com a finalidade de somarmos esforços e alcançarmos os resultados esperados por nossa população. A Guarda Municipal está fortemente comprometida em identificar e solucionar os mais variados tipos de ações ilícitas que venham a ocorrer no município.

Qual o diagnóstico do sistema de monitoramento implantado em 2014 na cidade? [Alcir] As câmeras estão todas em operação e auxiliando as policias no combate à criminalidade. O videomonitoramento é uma importante ferramenta que auxilia diretamente a prevenção e também a ação imediata no combate à criminalidade. Ele permite que as corporações de segurança atuem com muito maior nível de inteligência e precisão. No total já há 13 municípios da Região Metropolitana de Campinas integrados ao sistema de videomonitoramento. O trabalho conjunto entre as cidades é de fundamental importância para o sucesso das ações de combate à criminalidade, uma vez que a segurança pública é um desafio regional e não apenas de uma única cidade.

As câmeras nas saídas/entradas da cidade estão surtindo o efeito esperado? [Alcir] Sim. Todas as câmeras cumprem seu papel no combate às ações ilícitas. Todas elas foram colocadas em locais estratégicos e avaliados previamente pela importância de sua localização. É importante ressaltar que o sucesso das ações policiais sempre será fruto de uma soma de fatores e não exclusivamente em razão de apenas uma única intervenção.

Qual o efetivo da Guarda Municipal atualmente? Este número de agentes é suficiente? [Alcir] Nos últimos dois anos e meio, por determinação do prefeito Celso Capato, o efetivo da Guarda Municipal aumentou quase 50%, saltando de 40 para 65 integrantes. Esta foi uma importante medida para dar melhores condições de trabalho à GM e, consequentemente, aumentar o combate à criminalidade no município. Em razão desses últimos investimento no aumento do efetivo, Artur Nogueira tem atualmente uma das maiores guardas municipais de toda a Região Metropolitana de Campinas, o que reforça sua fundamental importância no desafio de manter a ordem e a segurança pública no município, sempre integrada com as polícias Militar e Civil.

O que poderia ser feito para reduzir os índices de criminalidade? [Alcir] Estamos todos empenhados para reduzir drasticamente os números de criminalidade, pois esta é nossa missão maior. Mas é importante ressaltar que este desafio não é apenas de Artur Nogueira, mas de todos os municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas, uma das maiores e mais ricas do país. O combate ao tráfico de drogas é uma de nossas principais prioridades, pois a maioria dos furtos às residências é realizada por usuários que buscam recursos materiais para a compra de drogas. A população nogueirense pode ter a absoluta certeza de que estamos nos dedicando, trabalhando e se esforçando muito para cumprir o nosso papel e garantir a segurança pública de todos.


alcantara

Renan Alcântara
Comandante da Polícia Militar de Artur Nogueira

O que a Polícia Militar tem feito para combater as ocorrências de furto e roubo em Artur Nogueira? [Alcântara] Desde que assumimos o comandamento do Pelotão em agosto de 2014, mudamos algumas rotinas e focamos em abordagens policiais e operações ao longo das principais entradas e saídas da cidade e locais que apresentavam índices criminais. Prova da eficiência do combate estão nos números pois em 2013 o município registrou 1.126 furtos outros, em 2014 caiu para 730 e neste ano a previsão, ainda que com a alta registrada em agosto, é de número inferior a 730 casos. Roubos outros, em 2013, tiveram o registro de 164 casos, caindo para 107, em 2014, e, em 2015, já estamos em setembro e constam até agora 52 casos. Ou seja, não há como contra argumentar que estamos diminuindo.

Qual a importância dos bloqueios realizados pela Polícia Militar na cidade? [Alcântara] A Polícia Militar não tem a previsão Constitucional em consequente não tem o resguardo legal em qualquer tipo de ação de cunho investigatório, este é de competência da Polícia Civil. Logo, no que nos compete, a abordagem policial realizada em bloqueios, além de ser uma ótima oportunidade de contato com a população, também é a forma que temos de evitar com que pessoas circulem com armas, drogas, objetos utilizados para a prática de crimes ou com produtos obtidos mediante o cometimento de delitos. Também são nas abordagens que pessoas evadidas do sistema prisional ou procuradas por decisão judicial são detidas e encaminhadas às autoridades competentes.

Esses bloqueios são realizados com qual frequência? Como aumentar esse número de bloqueios? [Alcântara] A frequência é diária, em locais e horários pré-estabelecidos bem como em locais e horários cujo ajuste se dê conforme a necessidade e demanda. Quanto a aumentar este número, a partir do momento em que temos um número fixo de homens e viaturas que segue regulamentação pré-estabelecida, não há como aumentarmos tais números. A não ser quando temos apoio do Batalhão bem como quando, na condição de Comandante do Pelotão, também saio às ruas. Importante frisar que o número de acidentes de trânsito com vítimas em Artur Nogueira é alto e toda ocorrência do gênero empenha equipes de Policiais Militares, logo, muitas vezes a imprudência de condutores de veículos automotores acaba influenciando diretamente na quantidade de equipes disponíveis para o patrulhamento e realização de outras ações policiais, entre elas os bloqueios.

O que a PM faz para coibir o tráfico de entorpecentes no município? [Alcântara] Mediante abordagens às pessoas, seja a pé ou ocupando veículos, bem como checando denúncias anônimas feitas pela população através do Disque Denúncia (tel 181) ou Web Denúncia (http://webdenuncia.org.br), aonde a população pode denunciar crimes criminosos e repassar os detalhes com a garantia de manutenção do sigilo do denunciante.

Qual a maior dificuldade que a PM encontra no combate ao crime no município? [Alcântara] Procuro evitar a palavra dificuldade e troco pela expressão “competência legal para agir”, cuja explanação já feita confere à Polícia Civil a investigação, campana, utilização de viaturas descaracterizadas, pedidos à Justiça de escutas telefônicas e mandados de busca e apreensão em locais cujas investigações apontem haver, em determinado local, a prática de comércio, armazenamento ou elaboração de entorpecentes. Logo, à Polícia Militar compete o policiamento preventivo e as abordagens em casos de suspeita.


1a

Denisar Franco
Presidente do Conseg

Como o senhor avalia o desempenho da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil em Artur Nogueira no combate aos crimes? [Denisar] Tenho a firme convicção que tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar estão fazendo o seu melhor com os recursos que tem no combate à criminalidade. Existe um trabalho coordenado e sabemos que em situações especiais a Polícia Militar pode eventualmente ter um reforço extra. A meu ver, o que estamos enfrentando no momento é um reflexo do induto do dia dos pais e, o aumento do policiamento na capital, forçando a criminalidade migrar para o interior. Quanto à Polícia Civil, sabemos que está em uma situação precária, com uma equipe mínima, o que dificulta muito a investigação do volume de ocorrências. O que estamos sentindo falta é de um serviço de inteligência que pudesse apontar eventuais alvos.

Como a população pode ajudar no combate ao crime? [Denisar] Primeiramente a população tem que passar a ter consciência de que a cidade está crescendo e, como tal, saber que o perigo passa a estar ao seu redor. Assim sendo deve passar a adotar outras condutas, entre elas: evitar o transporte de grandes somas em dinheiro; evitar o uso de caixas eletrônicos em horários de pouco movimento; solicitar a ajuda da polícia no caso de alguma suspeita ao redor da residência; procurar fazer uma rede de vigilância entre a vizinhança, no caso de ausência prolongada, entre outras.

A população nogueirense participa pouco das reuniões promovidas pelo Conseg. Por que isso acontece? Qual a importância dos moradores debaterem propostas e ações para a segurança de Artur Nogueira? [Denisar] Participar das reuniões do Conseg é ter um canal direto com os órgãos de segurança do Município e a população ainda não se deu conta do quanto isso é importante. A nossa gestão está focada em divulgar os trabalhos do Conseg, trazer a população para as reuniões. Nesta etapa o Conseg deverá ir ao encontro da população, quer nas reuniões das comunidades de bairro, reuniões de escola etc, divulgando sua importância.

O que poderia ser feito para melhorar a Segurança Pública de Artur Nogueira? [Denisar] Na minha opinião, a melhor maneira de se combater a criminalidade seria polícia e a população, trabalharem juntas, pois a população conhece suas necessidades e a polícia a melhor forma de atendê-la.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.