18/01/2017

Reinauguração de ginásio levanta questionamentos em Artur Nogueira

Placa de reinauguração e cores foram questionadas

Daniela Fernandes

O Ginásio Municipal Maurício Sia foi reinaugurado na noite da última segunda-feira (16) em Artur Nogueira. O ato oficial aconteceu às 20 horas e reuniu autoridades municipais e esportistas. No entanto, a solenidade – que aconteceu momentos antes da abertura do Campeonato de Futsal – levantou alguns questionamentos. A Prefeitura retirou a placa de reinauguração colocada pela Gestão Capato e, no mesmo local, colocou outra da atual administração.

Assim, veio à tona a Lei Municipal Ordinária de número 2616, a qual discorre sobre placas comemorativas de inaugurações de obras, programas ou serviços públicos municipais. A lei, criada pelo então vereador Reinaldo Amélio Tagliari (Melinho) e sancionada em 2001 pelo prefeito Luiz de Faveri, deixa claro que “nos casos de reformas ou ampliações, novas placas poderão ser acrescidas, desde que conservadas as originalmente colocadas”.

IMG_9952-1484672582

Após dois anos fechado, a administração anterior reinaugurou o Ginásio em dezembro de 2013. Na época, as reparações incluíram a troca do piso e da parte elétrica. E, além disso, os banheiros e vestiários também entraram em reforma, bem como o telhado.

As novas cores do Ginásio (azul e branca) também repercutiram. A Lei Ordinária 2435 – referente a utilização das cores oficiais no município -, criada em 1997 pelo então vereador Josmar Luck, diz que “os bens municipais deverão preferencialmente ser mantidos nas cores oficiais, ficando terminantemente proibida a sua pintura em cores que identifiquem qualquer facção político-partidária, ou naquelas utilizadas predominantemente por candidato eleito em sua campanha”.

Governo Municipal explica

De acordo com a assessoria de Imprensa da Prefeitura, a placa foi removida, mas para ser restaurada. E acrescenta, mediante nota, que “assim como o próprio Ginásio, a placa estava em péssimo estado de conservação”.

O Portal Nogueirense entrou em contato com a Prefeitura para saber os motivos da escolha da pintura da edificação, pois o azul é a cor predominante do partido do prefeito Ivan Vicensotti, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Indagada, a assessoria do prefeito afirmou que a escolha se refere a uma adequação da legislação. “As cores foram escolhidas para uma adequação da legislação, que diz que ‘os bens deverão, preferencialmente, ser mantidos nas cores oficiais’ e levando em consideração os detalhes da bandeira de Artur Nogueira, que é predominantemente azul e não em tons de verde. A ideia inicial era pintar de azul e amarelo, assim como é a bandeira do município, mas, respeitando a legislação, optou-se colocar apenas um tom de menor destaque da bandeira; que é o branco, evitando assim, usar cores partidárias”, explica em nota.

IMG_9863-1484673626

Reinauguração na última segunda-feira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.