06/07/2016

Radar meteorológico deve prever desastres naturais em Artur Nogueira

Equipamento deve ser instalado nos próximos meses e atenderá toda a RMC.

Da redação

Artur Nogueira se beneficiará de um novo equipamento que será instalado na Unicamp nos próximos meses. Trata-se de um radar meteorológico com capacidade de prever possíveis desastres naturais, tempestades, vendavais, etc. O anúncio foi feito no último dia 29, na Câmara Municipal, em um evento que reuniu os representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo e das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de representantes da Polícia Militar e da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). O projeto será financiado pela própria Unicamp e terá caráter científico, permanecendo por dois anos.

3-1467815169

A reunião do último dia 29 contou com a presença de representantes da Defesa Civil de todos os 20 municípios que compões a RMC, além dos coordenadores estaduais da entidade. O intuito do evento, além de explicar detalhadamente o funcionamento do novo radar meteorológico, também tratou de assuntos relacionados a padronização da Defesa Civil na região, visando reorganizar o órgão e facilitar o reconhecimento de seus profissionais por parte da população, garantindo uma maior eficácia em seus procedimentos e, por consequência, aumentando a segurança dos civis.

Para falar sobre o novo radar, a Dr. ª Ana Ávila, Pesquisadora no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas em Agricultura (CEPAGRI), apresentou as características de funcionamento do equipamento. De acordo com a pesquisadora, muitos desastres foram registrados em cidades da região nos últimos meses e o novo equipamento servirá como alerta, no sentido de prover um conhecimento detalhado de tempestades ou vendavais que podem vir a se aproximar dos municípios da região. “Com as informações obtidas pelo radar, as defesas civis das cidades que receberem algum destes eventos, como fortes chuvas ou vendavais, poderão se preparar com maior antecedência, já sabendo exatamente o tipo de situação que irão enfrentar”, explica a Dr. ª Ana Ávila.

2-1467815196

As defesas civis dos 20 municípios poderão, ainda, obter as informações do equipamento em tempo real por um aplicativo, que será lançado juntamente com o radar. O intuito é facilitar a fiscalização climática, tudo para tornar mais eficiente o trabalho de proteger os cidadãos. O investimento para o projeto do radar é de R$ 3,5 milhões, quantia que será aplicada pela própria Unicamp.

De acordo com Sérgio Gomide, diretor do Grupo de Documentação Técnica e Informática da Agemcamp, que comandou a reunião, estes novos mecanismos de prevenção contra os efeitos de tempestades, vendavais e chuvas de granizo são o caminho a ser seguido pelos municípios que quiserem evitar grandes prejuízos provenientes de desastres naturais. “Com os novos equipamentos apresentados, será possível prever quando uma destas tempestades atingirá cidades que, inclusive, estão fora da RMC. O raio de captação de informações terá mais de 100km de extensão, garantindo uma maior segurança para várias cidades”, aponta Gomide.

O radar será instalado em Campinas, mais precisamente no campus principal da Unicamp. Por ter caráter científico e experimental, o equipamento permanecerá no local por dois anos, período em que diversas pesquisas relacionadas aos eventos climáticos da região serão realizadas, a fim de aprimorar os conhecimentos sobre a meteorologia da região.

Padronização da Defesa Civil

Além do anúncio do novo radar meteorológico, o encontro também serviu para aprovar mudanças na identidade visual da Defesa Civil na RMC. Ainda segundo Gomide, a padronização visual da entidade será positiva. “Estamos discutindo esta questão com o objetivo de tornar o trabalho dos agentes da Defesa Civil mais eficiente. É uma demanda antiga da Câmara Temática da Defesa Civil da região, que visa padronizar visualmente e também os equipamentos destas equipes”, completou Gomide.

4-1467815188

Atualmente, cada cidade possui um padrão diferente nos uniformes e veículos da Defesa Civil, que por terem as mesmas cores como base, acabam ficando parecidas. Com a padronização, todas as defesas civis passarão a utilizar exatamente o mesmo uniforme e a mesma identidade visual em seus veículos.

1-1467815237

De acordo com Paulo Roberto, representante da Coordenação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, as decisões tomadas evidenciam que a RMC está à frente de outras regiões do estado. “Esta região de Campinas está sempre inovando nestes aspectos, e a padronização do visual das entidades vai facilitar e muito o nosso trabalho, garantindo mais segurança para a população”, garante Paulo.

Cícero Gomes, coordenador da Defesa Civil de Artur Nogueira, também se mostrou positivo quanto a padronização. “Ficaremos com uma imagem que será facilmente reconhecida pela população e essa é uma das coisas mais importantes. O fato desta reunião ocorrer aqui também é positivo. Esta verba aplicada no radar não saiu da população, que só tirará benefícios de tudo que foi decidido aqui”, completou.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.