02/11/2017

Psicóloga de Artur Nogueira explica estágios e importância do luto

Dra. Valéria de Souza Cruz participou, nesta quinta-feira (2), do Nogueirense em Casa

Nathália Lima

Nogueirense em Casa desta quinta-feira (2), dia de Finados, contou com a presença da psicóloga e psicoterapeuta Dra. Valéria de Souza Cruz, que deu uma verdadeira aula sobre como encarar e passar pelo luto. A entrevistada explicou, de maneira didática, quais são os principais estágios desta realidade que afeta 100% da população.

Durante a entrevista, Dra. Valéria falou sobre a importância de passar, de maneira saudável, pelas fases do luto. “Existem cinco estágios pelos quais todos aqueles que perdem entes queridos passam. Eles são definidos como negação, raiva, barganha, depressão e, finalmente, a aceitação”, explica a psicóloga. “Nós identificamos em algumas pessoas o que chamamos de luto patológico, que é quando o indivíduo não passou de maneira saudável por estes cinco estágios. Como a perda é sempre algo muito dolorido, quando acontece este tipo de problema, é possível que a pessoa desenvolva, inclusive, patologias físicas”, comenta Dra. Valéria.

O programa ainda contou com a participação do repórter Alysson Huf, que foi às ruas para saber como as pessoas lidam com o luto, quais suas principais maneiras de superar perdas e qual a importância da fé dentro deste assunto. As respostas foram diversas. Sobre o assunto, Dra. Valéria explicou que “cada pessoa é um mundo”. “Para lidar com nossos próprios lutos e os lutos das outras pessoas, nós precisamos ter feeling. As pessoas são diferentes e têm necessidades diferentes, por isso, é muito importante que enxerguemos essas especificidades”, complementou a entrevistada.

Nogueirense em Casa ainda sorteou um kit de produtos Mairibel e dois ingressos para a festa da Apae, que acontece no próximo sábado (4).

Não teve como assistir? Sem problemas, acompanhe o programa na íntegra:

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.