30/01/2017

Psicóloga de Artur Nogueira comenta sobre a importância da campanha ‘Janeiro Branco’

Especialista pede que Poder Executivo Municipal dê mais visibilidade à iniciativa

Da redação

Iniciada por um psicólogo de Uberlândia (MG), em 2014, a campanha Janeiro Branco colocou o tema “Saúde Mental” em discussão no país inteiro. O objetivo é trabalhar na conscientização do equilíbrio e harmonia humana.

Assim, muitos profissionais da área aderiram a ideia. Em Artur Nogueira, a psicóloga Valéria de Souza Cruz explicou porquê a frase “Sem saúde mental, não existe saúde” faz tanto sentido. Segundo ela, essa também é uma forma do Poder Público se conscientizar da necessidade de se dar o devido valor à saúde mental.

psicologavaleriaa (2)-1485802208

A especialista explica que o mês de Janeiro foi escolhido, pois durante esse período as pessoas estão iniciando novos desafios e, assim, refletem mais sobre a vida. “Todo mundo entra em janeiro querendo começar projetos inéditos. Decidir ir à academia, nutricionista… Querendo iniciar alguma coisa que lhe faça bem, um mês de propostas novas”, explica Valéria. E acrescenta ainda que a cor branca simboliza a reunião de todas as cores, fazendo alusão a um papel em branco, onde várias questões podem ser escritas e editadas, como diversidade e complexidades humanas.

Artur Nogueira não participou oficialmente da Campanha Janeiro Branco. Por isso, a psicóloga pede ao Poder Executivo Municipal mais atenção para a questão da saúde mental. “A campanha pode se estender ao ano todo. Que todos os próximos meses possamos pensar em si. E que o Poder Executivo da cidade dê visibilidade a esse tipo de iniciativa que é importantíssima para o ser humano”, pontua.

Janeiro-Branco-UFU-1-1485802449

“Nós, psicólogos, participamos da campanha através das redes sociais, palestras e rodas de conversas mostrando como é preciso pensar em si mesmo”, destacou. E declarou que o psicólogo deve ser visto não apenas como um profissional que “trata”, mas também como uma profissão que “previne”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão e a ansiedade são doenças mentais que estão acontecendo cada dia com mais frequência. Em determinados locais são superiores até mesmo ao índice de câncer.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.