06/08/2015

Conferência discute ampliação do serviço de assistência social em Artur Nogueira

Conteúdos debatidos devem ser apresentados posteriormente na Conferência Estadual em outubro deste ano.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pela Prefeitura de Artur Nogueira, por intermédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, reuniu aproximadamente 65 pessoas na manhã desta quinta-feira (06), no Centro Pastoral Papa João Paulo II. O encontro discutiu a desigualdade humana e justiça social, o pacto federativo e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) durante os próximos anos e também o fortalecimento da participação do conselho social para a gestão democrática.

Assistentes sociais, psicólogos, beneficiários de programas sociais, representantes de igrejas e lideranças políticas estiveram presentes para apresentarem sugestões e propostas para ampliar os atendimentos do setor no município. Os temas debatidos e explanados visam gerar melhorias no âmbito municipal, posteriormente sendo apresentados na Conferência Estadual em outubro, e por fim, na Conferência Nacional em dezembro deste ano. Caso sejam aprovadas, as propostas devem ser colocadas em prática.

IMG_4605 - Copia

Entre as propostas estão a ampliação dos programas de transferência de renda, construção da rede de assistência sócio-assistencial junto ao governo e sociedade civil com políticas públicas, além de formas de fiscalização da rede de serviços de assistência em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Segundo a gestora de assistência social, Irene Araújo Cordeiro, estas propostas são importantes para que a atuação dentro do município gere um atendimento de qualidade aos usuários dos programas oferecidos. “Esperamos que estas propostas e este trabalho desenvolvido sejam de fato colocados em prática para que possamos prestar um atendimento ainda melhor à população”, declara. Aproximadamente 3.500 famílias são atendidas anualmente pelos programas de assistência social do município.

De acordo com o palestrante Lúcio Locatelli, que expôs conteúdos referentes à desigualdade humana e justiça social, temas que nortearam o evento, a efetivação das propostas dependem da atuação de todos, inclusive da população. “O planejamento da assistência social no município ocorre a partir do olhar dos participantes, já que é do interesse de todos”, afirma.

IMG_4608 - Copia

Lúcio acrescenta que os conteúdos debatidos durante a Conferência devem ser utilizados no planejamento para os próximos 10 anos, dentro da atuação em assistência.

A assistente social Tereza Fernandes destaca a importância do evento. “A Conferência é de extrema utilidade para o progresso nos atendimentos de assistência oferecidos, ampliando a justiça social em âmbito municipal, estadual e também nacional”, relata. Os temas discutidos durante a Conferência buscam ainda ampliar o atendimento às pessoas menos favorecidas do município, gerando dignidade humana e amparo assistencial.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.