30/01/2017

Projeto Retreta abre inscrições para aulas gratuitas em Artur Nogueira

Estão disponíveis aulas de musicalização, prática instrumental e coral

Da redação

A Corporação Musical 24 de Junho iniciará as matrículas do Projeto Retreta na próxima segunda (23) em Artur Nogueira. Os cursos são gratuitos e são direcionados a alunos com idade a partir de 7 anos. Estão disponíveis as aulas de musicalização (iniciação musical), prática instrumental e coral.

IMG_0580-1484833678

Os alunos terão aulas teóricas e práticas de musicalização. Será oferecida aprendizagem de instrumentos que compõe uma banda sinfônica, que são sopro e percussão, tais como flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba, trompa sinfônica, bombardino, além dos instrumentos de percussão sinfônica, piano e percussão Corporal. O aluno também aprenderá a tocar instrumentos de cordas, tais como violão, violino, viola Caipira, violoncelo e contrabaixo.

Para realizar a matrícula é necessária uma cópia do RG e CPF do aluno e responsável, comprovante de endereço e 1 foto 3×4. O período de inscrição vai da quarta-feira (23) a sexta-feira, 3 de fevereiro, das 9h às 11h e das 13h às 16h, na sede da Corporação Musical 24 de Junho, localizada na Rua Dez de Abril, 760, Centro.

Projeto Retreta

O Retreta é um projeto desenvolvido pela da Corporação Musical 24 de Junho, famosa ‘Banda’ de Artur Nogueira, coordenado pelo maestro Ricardo Michelino. Em mais de dois anos de fundação, o Retreta já atendeu mais de 3 mil alunos. O projeto incentiva o início e a prática da musicalização entre pessoas de todas as idades, tendo como prioridade alunos da Rede Municipal de Ensino. “Sempre quis aprender a ler as notas musicais, mas nunca tive a oportunidade. O Projeto Retreta permitiu a mim realizar esse sonho, por isso sou muito grato”, afirma o aluno Vanderlei Ferreira, de 43 anos de idade.

As oficinas são oferecidas gratuitamente através de parceria com a Prefeitura Municipal de Artur Nogueira. “Minha filha é apaixonada por música e adora frequentar as aulas na Corporação. Fico muito grata a todos os envolvidos neste maravilhoso projeto”, afirma a mãe de uma das alunas, Sonia Regina Trentin Souza.

Outra mãe que também é muito admiradora do projeto e também frequenta as oficinas é Juliana Barbosa de Menezes. Ela conta que o Retreta já faz parte da família dela. “Eu, ao lado dos meus filhos, tenho a oportunidade de aprender e treinar música. Isso, para mim, é motivo de muita satisfação e prazer. Espero que esse projeto nunca termine, pois ele transforma vidas”, afirma Juliana.

Corporação 24 de junho

Fundada em 24 de junho de 1924 por Daniel Cezário de Andrade, que presidiu a ‘Banda’ até 1935, a Corporação não possuía um espaço próprio no início, e as reuniões eram realizadas na Praça do Coreto, no centro da cidade.

Em 1950, a instituição ganhou o próprio espaço, onde foi reformado em 2010 e reinaugurado no mesmo ano. O trabalho realizado na Corporação só é possível com a união de voluntários, entre eles diretores, professores, alunos e pais. Atualmente, as atividades da Corporação são realizadas na própria instituição e conta com a ajuda da Prefeitura Municipal.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.