07/02/2024

Projeto reajusta salário de Agentes de Saúde e de Controladores de Vetores e Endemias

Medida foi necessária para equiparar os vencimentos dos profissionais ao Piso Nacional

Da redação

A Câmara de Artur Nogueira aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar (PLC-003/2024), que alterou a referência salarial dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos Agentes Controladores de Vetores e Endemias. A alteração era necessária para equiparar os vencimentos dos profissionais ao Piso Nacional.

“Os salários desses servidores são estabelecidos por uma emenda complementar que estipula que eles não podem receber menos de dois salários mínimos. Eles estavam recebendo com base na referência 38, que até dezembro equivalia a dois salários mínimos. No entanto, com o aumento do salário mínimo no início do ano, os vencimentos desses servidores foram reajustados apenas em 3.71%, que corresponde ao reajuste da inflação. Agora, torna-se necessário realizar esta votação para adequar esses vencimentos novamente aos dois salários mínimos”, explicou o presidente da Câmara, Adalberto Di Lábio.

Segundo o Líder de Governo, o salário dos profissionais passa da referência 38 para 39, totalizando R$ 2.854,92.

Piso Nacional Em 2022, o Congresso Nacional aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, a ser financiado pela União. Segundo a lei, nenhum profissional dessas categorias pode receber menos do que dois salários mínimos vigentes no ano.

………………………………………………………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.