02/02/2018

Professores fazem nova manutenção na sede do Projeto Retreta em Artur Nogueira

Aulas serão retomadas nesta segunda-feira (5) com cerca de 1.100 alunos

Da redação

Professores do Projeto Retreta fizeram uma nova manutenção no prédio sede das atividades do grupo. Os trabalhos duraram cerca de uma semana, envolvendo cinco docentes e o maestro da Corporação Musical 24 de Junho, Ricardo Michelino.

Os serviços incluíram a limpeza do local, raspagem de paredes, pintura e criação de uma sala de musicalização infantil.

A manutenção foi encerrada nesta sexta-feira (2), visando o início das aulas do projeto, marcado para a próxima segunda-feira (5). Os cursos oferecidos são gratuitos e direcionados a alunos com idades a partir de sete anos. De acordo com o maestro Ricardo Michelino, mais de 1.100 alunos estarão vinculados ao projeto em 2018, e há vagas remanescentes.

Segundo ele, as aulas do projeto são fruto de uma parceria em que a corporação musical entra com métodos de ensino e instrumentos musicais e a Prefeitura contrata os professores. Todo o corpo docente é devidamente qualificado e renovado periodicamente. Este ano, cerca de 20 professores atenderão os mais de mil alunos na cidade.

Entre os aprendizes, 600 deles terão aulas na sede do Projeto Retreta. Outros 500 serão atendidos nas unidades da rede municipal de ensino. Pessoas interessadas ainda podem procurar a sede do projeto para efetuar a inscrição nas vagas remanescentes.

Em 2017, os alunos do Projeto Retreta participaram de diversos eventos culturais diferentes, incluindo a posse de prefeitos e vereadores, entrega do Prêmio Inezita Barroso, apresentação no Teatro de Paulínia, Coreto Cultural, apresentação com Derico no Unasp-EC, participação no Encontro de Veteranos da Policia Militar de São Paulo no Batalhão da Banda da Polícia Militar, Recital de Natal, entre outros.

Aulas

Os alunos terão aulas teóricas e práticas de musicalização. Será oferecida aprendizagem de instrumentos que compõem uma banda sinfônica, que são sopro e percussão, tais como flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba, trompa sinfônica, bombardino, além dos instrumentos de percussão sinfônica, piano e percussão corporal. O aluno também aprenderá a tocar instrumentos de cordas, tais como violão, violino, viola caipira, violoncelo e contrabaixo.

Projeto Retreta

O Retreta é um projeto desenvolvido pela da Corporação Musical 24 de Junho, famosa ‘Banda’ de Artur Nogueira, coordenado pelo maestro Ricardo Michelino. Em mais de dois anos de fundação, o Retreta já atendeu mais de 3 mil alunos. O objetivo é incentivar o início e a prática da musicalização entre pessoas de todas as idades, tendo como prioridade alunos da Rede Municipal de Ensino.

Corporação 24 de junho

Fundada em 24 de junho de 1924 por Daniel Cezário de Andrade, que presidiu a ‘Banda’ até 1935, a Corporação não possuía um espaço próprio no início, e as reuniões eram realizadas na Praça do Coreto, no centro da cidade.

Em 1950, a instituição ganhou o próprio espaço, onde foi reformado em 2010 e reinaugurado no mesmo ano. O trabalho realizado na Corporação só é possível com a união de voluntários, entre eles diretores, professores, alunos e pais. Atualmente, as atividades da Corporação são realizadas na própria instituição e conta com a ajuda da Prefeitura Municipal.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.