04/10/2015

Professora de Artur Nogueira participa do Miss Plus São Paulo Oficial neste domingo

Karina Luck foi uma das 20 candidatas selecionadas. O evento acontece às 16 horas no Teatro Tupéc de Mogi Guaçu.

Por Isadora Stentzler

“Decidi participar para mostrar a todos e principalmente as mulheres que são gordinhas e já viveram uma situação como ou parecida com a minha que, independente de qualquer coisa, somos lindas, temos os mesmo direitos e devemos nos amar e ser felizes com aquilo que a vida nos oferece”, diz confiante Karina Luck, nogueirense que neste domingo (4) participa da eliminatória estadual do primeiro concurso ofical Miss Plus Size Brasil, na cidade de Mogi Guaçu.

Karina tem 26 anos e é professora do Ensino Fundamental, com especialização em Artes. Ela sempre gostou de ver aquelas mulheres lindas desfilando nas passarelas, recebendo faixas de Miss e sendo ovacionadas. Era um momento glamoroso com o qual sempre sonhou, porém, desde pequena, sentia-se fora do padrão e julgou que aquele nunca seria um lugar para si. Isso porque não tinha a cintura fina.

Em uma sociedade que define beleza por padrões estéticos calculados, Karina não encontrava seu lugar. Das roupas à tentativa de encontrar o emprego, sentiu a gordofobia na pele em bullyings que travavam gordas como “relaxadas” e “lentas”, ou ainda na insegurança de entrar em um relacionamento. “Será que ele vai me trocar por uma magra?”

12045247_1730545070507288_6059935665335776462_o

Foi só depois de muito desprezar o próprio corpo e tentar negar as condições genéticas com dietas de shake, sopa, sibutramina e outras restrições extremas, que passou a se amar. Ela conta que no início não foi algo fácil, muitas vezes, mascarando por dentro a tristeza de não estar no “padrão”. “Tive muitos problemas em relação a aceitação do meu corpo durante a adolescência e por mais que eu dissesse a mim mesma que já tinha superado essa fase, às vezes ainda me sentia mal com isso, então por esses e alguns outros problemas resolvi buscar um atendimento especializado de uma psicóloga.”

Depois do acompanhamento Karina fez um book fotográfico em que se apresentou com toda sua beleza.

12000961_1730538350507960_3608054797090978820_o

A possibilidade de participar do concurso de Miss Plus Size também lhe saltou aos olhos, ainda mais quando foi encorajada por amigas.

Nutrida pelo sonho antigo, Karina se inscreveu e foi uma das 20 selecionadas. Desde então se prepara para o evento. Caso vença a etapa, a professora representará o estado de São Paulo no concurso que deve eleger a Miss Plus Size Brasil. “O Miss Plus Size é uma oportunidade fantástica com critérios mais abertos e acessíveis a todas, onde podemos nos aceitar como realmente somos, com toda nossa imensa beleza imperfeita e a experiência, a vivência com esse momento é único e inigualável, estou curtindo cada momento”.

Hoje ela se sente bem e feliz com seu corpo. Namora e se diz feminista, lutando para que as mulheres tenham o mesmo espaço que os homens, sobretudo o empoderamento de quem realmente são. “O bullying sempre foi um grande vilão em minha vida, porém nunca enxerguei que o meu biótipo genético nunca seria de uma pessoa extremamente magra por causa da minha descendência familiar, por mais que emagrecesse, e com isso perdi muito do meu rico tempo buscando essa aceitação.”

11032420_1730545130507282_1950974798240767155_o

Depois de enfrentar a gordofobia e o preconceito Karina deixa um recado para outras meninas que talvez passem por algo parecido com o que ela passou:

Espero poder mostrar com meu exemplo, como podemos ser felizes, aceitando nossas limitações e aproveitar cada minuto da curta vida que ainda nos resta, sem é claro nos esquecer do nosso bem estar e da saúde. Não devemos jamais descuidar de nossa saúde. Amar seu corpo significa se aceitar como você realmente é, se respeitar em primeiro lugar e assim ser feliz e de bem com a vida, sempre buscando ajudar ao próximo, sem desejar o mal a ninguém, quem quiser estar com você, estará e te aceitará desse jeitinho que Deus te fez. Só assim podemos amar verdadeiramente o próximo e se deixar ser amada também, aceitar que ninguém é perfeito, tanto fisicamente como internamente, que erramos, que temos celulites, gordurinhas para assim ser livre de bloqueios que muito nos impede de realizarmos nossos sonhos e desejos. Que as mulheres que estão presas em seu casulo do medo e da insegurança por serem gordinhas e discriminadas pela sociedade, se libertem, criem asas para voarem alto e longe em busca de sua felicidade plena, que esta lá onde sempre esteve, esperando para ser descoberta, dentro de cada uma.

A etapa regional do Miss São Paulo Plus Size Oficial será realizado neste domingo, dia 4 de outubro, às 16 horas, no Teatro Tupéc de Mogi Guaçu. Ele está localizado na Avenida dos Trabalhadores, 2651, Vila Paraíso. A entrada custa R$ 20.

12014979_1730545223840606_4528322694214600173_o


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.